#SAIUNAMÍDIA – Funcionários dos Correios prometem greve nesta quarta-feira

Notícia publicada dia 13/03/2017 13:33

Funcionários dos Correios em ao menos 18 estados e no Distrito Federal prometem entrar em greve na próxima quarta-feira (15) em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), uma assembleia geral em cada cidade filiada está marcada para decidir onde haverá paralisação – em alguns lugares, como em São Paulo, a adesão está praticamente garantida, de acordo com o sindicato paulista.

A manifestação ocorrerá junto à greve de outras categorias (como servidores públicos, bancários e trabalhadores metroviários e da Sabesp, em São Paulo) e, além das reformas, vai mirar demandas específicas dos funcionários em relação à empresa de entregas.

As batalhas pontuais nos Correios, contra o DDA, CDD Virtual e OAI, por condições de trabalho, por exemplo, além das arbitrariedades e ataques ao plano de saúde da categoria serão denunciadas”, afirmou a Fentec em comunicado aos associados.

Até o último sábado, os sindicatos que representam os estados de Alagoas, Amazonas, Mato grosso, Paraná, Sergipe e o do município de Campinas (SP) não haviam confirmado adesão à greve.
Já em São Paulo, cidade com maior volume de entregas e vendas de e-commerce, trabalhadores dos Correios vão se reunir amanhã (14), no CMTC Clube, às 19h, para oficializar a paralisação. “A assembleia vai estar lotada e a categoria vai aprovar a paralisação no dia 15 e ações posteriores”, prometeu o Sintect-SP, sindicato que representa a categoria.
Procurados, os Correios ainda não haviam respondido o E-Commerce Brasil até a publicação desta matéria.
Fusão
Na última sexta-feira (10), a estatal confirmou que vai fechar 250 agências em municípios acima de 50 mil habitantes. A empresa defendeu o que chamou de “projeto de fusão” das unidades e garantiu melhor atendimento após a expansão da medida.
“O projeto para fusão de agências dos Correios em todo o país vai tornar a rede de atendimento mais eficiente e melhorar a prestação de serviços à população. A implantação das mudanças será gradual para minimizar os impactos aos clientes com as adequações”, disse em nota, frisando que os fechamentos são reflexo da crise financeira pela qual passa a instituição.
Fonte: E-Commerce Brasil