#SAIUNAMÍDIA – Trabalhadores nos Correios podem entrar em greve nesta quarta

Notícia publicada dia 25/04/2017 19:46

Decisão será tomada em assembleia na noite desta quarta realizada em diversos estados do País

Os trabalhadores nos Correios podem entrar em greve em todo o País a partir da noite desta quarta-feira (26/04) por tempo indeterminado. A categoria realizará assembleia às 19h do mesmo dia, em São Paulo, para decidir os encaminhamentos da paralisação no Estado, o que inclui os cerca de dois mil funcionários atuantes nas cidades do ABCD.

A paralisação é uma antecipação da greve geral convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais para esta sexta-feira (28/04). Além da pauta em comum com as demais categorias sobre as reformas da Previdência e trabalhista, os trabalhadores nos Correios reivindicam realização de concurso e contratação de trabalhadores, impedir o fechamento de agências e contra a suspensão das férias.

Sucateamento

“Nós temos os nossos problemas específicos e lutamos contra o sucateamento e privatização dos Correios. A categoria está sobrecarregada, porque estão desde 2011 sem realizar novas contratações e, ainda, estão com PDV (Plano de Demissão Voluntária). Além disso, a terceirização e a contratação de temporários pode piorar ainda mais caso as reformas do governo federal forem aprovadas”, apontou o assessor da direção da subsede ABCD do Sintect (Sindicato Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos), Arnaldo de Salvo Junior.

Outro lado

Por meio de nota, os Correios apontam que fecharam 2015 com prejuízo de R$ 2,1 bilhões e espera resultado semelhante para o balanço de 2016, sendo que entre 2006 e 2015, a folha de pagamento da estatal aumentou de R$ 4,5 bilhões para R$ 13 bilhões.

“Em função da necessidade de redução de despesas dos Correios, estamos adotando medidas necessárias para a recuperação da empresa, a exemplo da suspensão das horas extras e das férias pelo período de 12 meses, sem deixar de atender o estabelecido na CLT. […] O projeto para fusão de agências dos Correios em todo o País vai tornar a rede de atendimento mais eficiente e melhorar a prestação de serviços à população. Em São Paulo Metropolitana, 37 agências farão parte do projeto de fusão. O processo de incorporação será feito até dezembro de 2017”, informou a nota.