Sintect’s de SP,RJ,TO e Bauru estão oficialmente na mesa de negociação!

Notícia publicada dia 23/07/2012 17:02

Sindicatos Unificados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Tocantins vários passos à frente, garantem assento na Mesa de Negociações

Presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Bauru, Rio de Janeiro e Tocantins entregam a Pauta de Reivindicações à direção da ECT, em Brasília, no dia 27 de junho

Desde o dia 27 de junho, há quase um mês, está protocola na VIGEP (Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da ECT), a Pauta de Reivindicações, aprovada nas Assembleias realizadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios Unificados de São Paulo, Bauru, Rio de Janeiro e Tocantins. Neste mesmo dia (27/06) houve uma reunião com o Chefe de Gabinete da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) Adeilson Ribeiro Telles, onde os Sindicalistas apresentaram suas preocupações em relação ao processo de negociação, destacando que legalmente a Empresa deve reconhecer o direito à participação destes quatro Sindicatos no processo de negociações de data-base, como representantes legítimos da categoria.

A Deputada Federal Jô Moraes (PCdoB-MG), o Deputado e Delegado Protógenes (PCdoB-SP), assim como o presidente da CGTB Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), apresentaram seu apoio ao grupo dos Sindicatos neste processo de Negociações de Campanha Salarial, bem como nas discussões sobre a tramitação dos processos de reabilitação dos trabalhadores e a alta programada do INSS, onde os trabalhadores têm alta médica pelo INSS, mas não são aceitos para retorno ao trabalho na ECT, ficando sem poder trabalhar e sem receber salários enquanto a situação não é resolvida. O Chefe de Gabinete da ECT informou nessa reunião que a empresa, após receber oficialmente os documentos dos representantes dos trabalhadores, encaminharia às áreas competentes, para posterior discussão com as representações sindicais, afirmando entender que esta é uma realidade nova, e que deveríamos nos adequar e buscar uma forma objetiva para as negociações deste ano.

Em mais uma reunião com a ECT, Sindicatos Unificados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Tocantins, em Brasília, entre os dias 16 e 18 de julho, garantem direito de participar nas negociações

Os presidentes dos Sindicatos Unificados dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Tocantis, estiveram novamente em Brasília, no período de 16 a 18/07/2012, juntamente com seus Assessores Jurídicos, quando realizaram várias reuniões com a ECT. No dia 17/07/2012, no período da manhã, foi realizada reunião com a Gerente do DERET e o Gerente de Negociações da ECT. Nesta reunião os Sindicatos Unificados exigiram posicionamento da ECT quanto a sua participação no processo de negociações, uma vez que a Empresa informou aos Sindicatos e à categoria que as negociações seriam feitas somente com a FENTECT. Para dirimir as dúvidas marcamos uma reunião entre os Jurídicos dos Sindicatos e o VIJUR da ECT para as 16h deste mesmo dia. A reunião ocorreu conforme agendado, onde os advogados dos Sindicatos apresentaram as considerações feitas no OF/SINDECTEB-144/2012, através do qual fundamentamos o direito à participação dos Sindicatos na mesa de negociações. O VIJUR – Vice-Presidente Jurídico da ECT, fez suas ponderações acerca do que foi apresentado pelos Jurídicos dos Sindicatos e informou que entende pela legitimidade dos Sindicatos Unificados e que os mesmos também devem participar das negociações.

Após a reunião ficou definido que estes Sindicatos também terão assento à mesa de negociações, conforme informado no 1ª hora, e publicado em Edital do jornal  Folha de São Paulo.

Veja abaixo o edital com a convocação no jornal Folha de São Paulo do dia 21/07/2012:

Diante de todos os fatos ocorridos, da demora para a ECT reconhecer o direito legítimo de representação dos Sindicatos Unificados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Tocantins e das atitudes do pco/fentect, as negociações que já poderiam estar em estágio bastante avançado finalmente devem se iniciar.
Os Sindicatos Unificados continuarão empenhados para que essas negociações de data-base de fato levem à um Acordo Coletivo que atenda os anseios da categoria, e para isso estará buscando o diálogo junto da mobilização da categoria, pois são esses os meios que temos para avançar.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS