DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Notícia publicada dia 07/03/2013 16:10

Tamanho da fonte:

Conquistas na luta e no Luto

 

O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta em todo o mundo, fruto da mobilização de operárias no início do século passado.

Mas que acontecimentos levaram o 8 de março a ser escolhido como dia de luta mundial das mulheres? É real a Historia das 129 mulheres queimadas vivas em Nova York, no ano de 1857? Ou será correta a versão de que foi uma referência às inúmeras greves que ocorreram entre 1900 e 1910, nas quais as mulheres participaram massivamente?

A celebração do Dia Internacional das Mulheres foi proposta por Clara Zetkin na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, e a partir de então comemorado em diferentes datas.

Em 1919, a III Internacional Comunista escolheu o dia 8 de março para a comemoração em referência à entrada das trabalhadoras russas nas mobilizações da revolução operária de 1917 – uma greve de operárias russas que lutavam contra as más condições de trabalho e em repúdio à redução de salários que foi um dos estopins da grande revolução operária daquele ano.

Compartilhe agora com seus amigos