Sindicato denuncia o sucateamento da ECT e indica reajuste nas tarifas há tempos

Notícia publicada dia 16/11/2015 13:14

Novo presidente diz que “Correios estão na UTI e terão prejuízo”. Isso não é novidade nenhuma! O SINTECT-SP e a FINDECT vêm há muito tempo denunciando a má gestão da empresa e a política deliberada de piorar as condições de trabalho e a qualidade dos serviços

giovanni1Será que o novo presidente, o pedetista Giovanni Queiroz, vai mudar a situação?

Se ele realmente quiser mudar, precisa começar por destituir toda a direção da ECT, trocar toda a vice-presidência, os dirigentes nacionais e todas as Diretorias Regionais. Por que todos esses colaboraram para construir o atual ambiente de caos, com prejuízo anunciado e empresa sucateada, defasada e atendendo muito mal a população. Não adianta mudar só o presidente.

“A situação é de emergência, não adianta jogar para debaixo da mesa”, disse ele aos jornais. É o que o Sindicato vem apontando há tempos. As necessidades para mudar essa realidade também foram apontadas à exaustão pelos dirigentes do SINTECT-SP em reuniões com as DRs SPM e SPI, com a direção da empresa em Brasília e com o Ministério das Comunicações.

E ela não passa apenas pelo reajuste da tarifa, apesar dessa ser uma medida necessária e cobrada há tempos pelo Sindicato. É preciso realizar concurso público e contratar mais funcionários com urgência. Afinal, no último período foram desligados mais de 7.000 funcionários só em plano de demissão voluntária. Fora os afastados, aposentados, demitidos e que pedem a conta. Por outro lado a quantidade de serviço tem aumentado muito com a entrega de encomendas.

É preciso resolver o problema de segurança, com plano definitivo para proteger os trabalhadores dos assaltos, poupando suas vidas e suas condições de saúde física e mental. E também proteger as agências, que viram os vigilantes desaparecerem enquanto os roubos aumentavam. Reforçar a segurança servirá para economizar também, pois os Correios estão gastando uma fortuna com indenizações por extravio de encomendas.

É preciso valorizar os empregados, acabando com o excesso de serviço, como o assédio moral constante, com os salários aviltantes, pagar a PLR e outros direitos sonegados, resolver o rombo do Postalis, negociar de fato com os Sindicatos e Federações e não mentir o tempo todo e apelar sempre para o TST, em busca de aliados na justiça para manter e aumentar a exploração sobre a categoria.
Tudo isso foi cobrado insistentemente do presidente demitido da ECT e das suas diretorias. Mas nada mudou porque eles agiam em acordo com um plano elaborado para sucatear a empresa, aumentar a exploração interna e incentivar o descontentamento da população. Tudo isso para implantar planos de venda da empesa, parcial ou total.

Os correios precisam voltar ao que já foram um dia, ter um nome reconhecido como símbolo de excelência na prestação de serviços à população brasileira e gozar da confiabilidade de todos. E principalmente valorizar e respeitar seus funcionários. Essa é a receita, Sr. Presidente. Estamos abertos a discuti-la!

SINTECT/SP
GESTÃO COM RESPONSABILIDADE SE ALCANÇA + CONQUISTAS