SINTECT-SP e FINDECT mobilizam categoria contra a Privatização

Notícia publicada dia 06/07/2016 13:33

O SINTECT-SP e a FINDECT, diante das ameaças constantes de privatização dos Correios, vem mobilizando um trabalho, junto às bases de seus sindicatos filiados, de conscientização e luta contra a política neoliberal adotada pelo Governo Interino. Foi protocolado ofício cobrando os parlamentares, representantes do povo brasileiro, um posicionamento e, também, a reabertura da “Comissão Parlamentar Mista em defesa dos Correios”.

image_reposta_a_guilherme_campos_sintect_sp

A Comissão é fruto de união e luta da categoria, em apelo para a manutenção do Correios Publico, Estatal e de Qualidade, e essas são as bandeiras representadas pela FINDECT. A volta da comissão se faz necessária nesse momento, tendo em vista as ameaças de privatização e os riscos assumidos pela “Reestruturação” em curso na Empresa.

Novo Presidente culpa os Trabalhadores:

Novo presidente dos Correios, Guilherme Campos, em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira, 05 de junho, e em mensagem aos Trabalhadores, através do “Primeira Hora”, jogou a culpa da crise pela qual a empresa passa nas costas dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Como se pode ouvir na entrevista, segundo Campos, a grande vilã, responsável pelos números negativos que vêm sendo apresentado pela Empresa, nos últimos anos, é a alta taxa de absenteísmo.

Esse discurso vem ao encontro do discurso utilizado pelo Presidente Interino, divulgado pela revista Veja do dia 04 de junho, de que “a privatização dos Correios não parece tão complicada”. A prática utilizada é a do sucateamento da Empresa, cortes de benefícios dos Trabalhadores e sobrecarga de Trabalho, descredibilização de seus 120 mil funcionários, com o objetivo final de abrir às portas ao capital estrangeiro, como solução para recuperação dos Correios.

Ora, tanto a gestão do novo Presidente dos Correios, quanto à do Presidente Interino, Michel Temer, se esquecem do poder e da mobilização da categoria. São 350 anos de lutas e conquistas, através da união e de batalhas árduas e incansáveis, de Trabalhadores e Trabalhadoras que não permitirão o fim dos Correios Público, Estatal e de qualidade.

Reestruturação:

Além disso, a “reestruturação” imposta aos Trabalhadores dos Correios irá afetar as suas atividades em todo o país, verdade que por questões sociais e, em algumas localidades, a quase que completa ausência do Estado (União), a exceção da Agência de Correios, as regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste, serão muito mais afetadas que o Sul/Sudeste com o possível fechamento das Unidades.

Por isso, e para dar ao debate a sua verdadeira dimensão, que é nacional, a Diretoria da FINDECT solicita ao Dep. Federal José Leonardo Costa Monteiro, e ao Senador Paulo Rocha, Coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, que agendem audiência pública com a Frente, as Federações e os Sindicatos dos trabalhadores ecetistas, representantes da Empresa e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para que o debate seja amplo e plural, como deve ser.

Clique aqui e visualize o Oficio protocolado