SINTECT-SP solicita ação da ECT para garantir vacinação da categoria contra febre amarela

Notícia publicada dia 19/01/2018 09:01

A Direção do Sindicato encaminhou a solicitação à Direção Nacional da ECT, cobrando a criação de estratégias urgentes para imunizar os trabalhadores e trabalhadoras da DR/SPM e SPI contra febre amarela.

Essa providência é urgente, porque as filas nos postos de saúde estão extensas, o que dificulta o acesso à vacina. Enquanto isso os trabalhadores dos Correios estão nas ruas todos os dias, inclusive nas áreas mais afetadas, para fazer as entregas de correspondências e encomendas contratadas pela empresa, expostos ao mosquito transmissor, dentro e fora das unidades de trabalho.

Além do direito desses trabalhadores de terem a saúde protegida, há a importância de uma empresa nacional do porte da ECT dar sua contribuição para evitar uma epidemia da doença.

A providência pode ser adotada com um acordo junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam disponibilizadas doses da vacina aos funcionários dos Correios e trabalhadores da saúde para percorrer as unidades dos Correios e aplicá-las.

A Diretoria do Sindicato espera bom senso da direção da empresa, responsabilidade e atitude para proteger a saúde dos ecetistas, que carregam os Correios nos ombros, e de toda a população frente a uma ameaça que já deveria estar erradicada, caso as autoridades fizessem os investimentos e tomassem as providências básicas.

(Clique aqui e confira o solicitação do sindicato encaminhada a ECT)

QUEM DEVE TOMAR A VACINA NA CIDADE DE SÃO PAULO?

Devem tomar a vacina contra a febre amarela os moradores e trabalhadores das áreas consideradas de risco.

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA?

A febre amarela é classificada como uma doença infecciosa grave. Ela provoca calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Para maior parte dos pacientes, os sintomas vão perdendo a intensidade a partir do 3º ou 4º dia da infecção. Em alguns casos, no entanto, a doença entra em sua fase considerada tóxica. Cerca de 10% dos pacientes desenvolvem a forma grave da doença. Ela geralmente ocorre depois de um período breve de melhora dos primeiros sintomas da doença. A febre reaparece, há hemorragias, insuficiência hepática, insuficiência renal. Um dos sintomas é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. Também não é incomum pacientes apresentarem vômito com sangue, um sintoma da hemorragia. Cerca de 50% dos pacientes que desenvolvem a forma grave da doença morrem num período entre 10 e 14 dias. Não há um tratamento específico para febre amarela. A medida mais eficaz é a vacinação, para evitar a contaminação da doença.