SINTECT/SP participa da 2° rodada das conversas do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça dos Correios

Notícia publicada dia 08/03/2013 17:19

O Sindicato dos Correios de São Paulo marcou novamente sua presença na 2° rodada de conversas do Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça dos Correios, no último dia 7 de março. No debate, representando o Sindicato, estavam presentes os diretores Ricardo Adriane (PEIXE), Nestor Dórea, Julio Cesar, Maria Aparecida (CIDA), juntamente com a Doutora Mabel, advogada do Sindicato dos Correios.

O Programa Pró-Equidade é desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em parceria com a ONU. As empresas participantes se responsabilizam em desenvolver um processo para transformar as práticas de igualdade em instrumento de gestão.

Dada a palavra ao representante do Sindicato, Nestor Dórea, o mesmo inquiriu sobre a importância do papel da mulher e, como devemos aplicar os temas debatidos dentro da EBCT, implantando também o principio constitucional da isonomia, onde diz que devemos tratar iguais como iguais e desiguais como desiguais na medida de suas desigualdades. A exemplo, temos o cargo de Carteiro, onde os uniformes do sexo masculino são os mesmos usados pelo sexo feminino, assim como acontece também com as OTT’s, não tendo, contudo conforto ás mulheres. Lembrou ainda que é de suma importância dar a devida atenção às mulheres, hoje dentro da EBCT, haja vista que praticamente todas as mulheres têm múltiplas funções; são trabalhadoras, arrimos de família, donas de casa e esposas, diferente dos homens, que em sua maioria exerce função única, exclusivamente em sua jornada de trabalho na Empresa.

A doutora Mabel, advogada do SINTECT/SP, destacou a importância do tema em debate ser levado também às outras trabalhadoras da área operacional, já que essas palestras estão abrangendo somente as trabalhadoras da área administrativa e, como esse debate pode influenciar e mudar o papel de cada pessoa, principalmente no seio de seus lares e trabalho.

Outros debates sobre este tema ocorrerão, e o SINTECT/SP buscará leva-lo ao conjunto das trabalhadoras e trabalhadores da categoria, pois com o avanço nesta luta todos ganham.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS