Sociólogo lança livro ‘Direitos Humanos e as Práticas de Racismo’

Notícia publicada dia 16/05/2012 12:49

Tamanho da fonte:

O sociólogo e especialista em igualdade racial e direitos humanos, Ivair Augusto Alves dos Santos, lança nesta terça-feira (15), às 19h, no auditório da Fundação Cultural Palmares (FCP), em Brasília, o livro ‘Direitos Humanos e as Práticas de Racismo’.

A obra, que é resultado da tese de doutorado defendida na Universidade de Brasília (UnB) por Ivair, discute, dentre outros temas, a presença do racismo institucional através de exemplos históricos e como, através de mecanismos sutis de exclusão, o racismo dificulta e inviabiliza a igualdade entre as pessoas negras e não negras.

Outro tópico da publicação que merece destaque é o capítulo que aborda a luta e a resistência das mulheres negras, destacando a criação de ONG’s, da presença no movimento negro-feminista e sua disseminação nos estados brasileiros.

O livro é uma publicação da Fundação Palmares e do Ministério da Cultura por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), núcleo responsável por apoiar a produção e a disseminação de informações qualificadas sobre a cultura afro-brasileira.

Serviço:
O que: Lançamento do livro Direitos Humanos e as Práticas de Racismo
Data: 15 de maio de 2012 às 19h
Local: Auditório da Fundação Cultural Palmares – SCS, QD. 09, Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B – 2º andar – Brasília/DF.

Fonte: Site da UNEGRO

Compartilhe agora com seus amigos