Subsede Sorocaba – melhorando a organização da categoria na região

Notícia publicada dia 27/03/2013 16:36

O Sindicato realocou a subsede de Sorocaba e Região para uma nova, mais ampla e melhor localizada. A intenção é criar condições para melhorar o atendimento e a organização dos trabalhadores da região, como forma de avançar na luta pela solução dos inúmeros problemas, muitos deles relatados abaixo.

Novo endereço da Subsede Sorocaba:

Rua Mato Grosso, 265 – Santa Terezinha, Sorocaba – Tel: (015) 3211 4461

Direção dos Correios abandona Sorocaba e Região

É lamentável como se encontram as condições de trabalho nas unidades de Sorocaba e Região. Os trabalhadores necessitam de apoio, segurança, ferramentas de trabalho em bom estado e de qualidade, que não são fornecidos.

ITARARÉ E SÃO MIGUEL ARCANJO – No setor de distribuição dessas cidades os carteiros tinham bicicletas para entrega domiciliar, que eram mantidas pelo próprio trabalhador, contudo , sem nenhuma explicação elas foram retiradas. Pelo que se percebe, a ECT prefere patrocinar atletas nos jogos olímpicos, a retribuir ao consumidor que paga para obter bons serviços e não deseja que o absenteísmo cresça.

Também em Itararé, outro fato marcante – Lá até agora não foi feito o redistritamento para melhor administração da unidade. Esse mal gerenciamento está sacrificando a saúde dos carteiros, que percorrem longos distritos. A noticia boa é que novos carteiros concursados chegaram para servir a população. A noticia ruim é que já estão pedindo demissão, quando percebem que terão de caminhar quase 15 kms por dia.

No CDD ITU continua aquela lástima! Embora seja considerada a terra das coisas grandes, lá não há local adequado para caminhão descarregar carga; não há espaço suficiente para montar linha de entrega de encomendas, e para completar, nos dias chuvosos os carteiros ficam arrastando as suas bancadas para fugir das goteiras. Só mudaram de local, mas o problema continua grande. Prédio para resolver a situação Itu tem, mas falta mesmo é vontade. Se Itu é a terra do “mais grande e mais maior” como dizia o personagem caipira Simplício, a ECT é o Jeca Tatu, pois não tem vontade alguma.

Nas AC’s MAIRINQUE, SÃO MIGUEL ARCANJO e PIEDADE, está um “Deus nos acuda“. Elas são tão pequenas que qualquer carta se torna gigante, e a ECT nem se esforça para dar melhores condições de trabalho e oferecer um serviço digno á população.

A AC APIAÍ ainda conta com uma porta de 80cm para descarregar encomendas de várias cidades vizinhas. O proprietário até se propôs a adequar o prédio em condições melhores, mas não houve interesse.

No CEE SOROCABA o espetáculo é outro. Tudo depende da natureza, pois quando chove os trabalhadores são obrigados a permanecer num local insalubre, sem espaço e escuro para fazer linhas de entregas. Da forma que está, deficientes visuais poderão concorrer nos próximos concursos, pois a ECT vai exigir o uso do método braile. Assim não é à toa que objetos sejam entregues em locais  errados.

O povo pensa que o PRÉDIO CENTRAL DOS CORREIOS DE SOROCABA é um mercadão, pois vendo que o local está cheio, entram sem saber o que está acontecendo e compram “tele-sena”, CDs, pagam contas, sacam dinheiro, só depois é que descobrem se tratar de uma agência dos correios. Essa agência já tem o apelido de “cabanunca”, porque faz tanto tempo que fazem reforma, que o povo já assimilou que nunca terá fim, por isso “acaba nunca”. Pior que essas reformas, num prédio histórico, o tornaram feio, transmitindo uma imagem ruim da empresa. Em breve o Ministério Público terá de tomar uma providencia para a preservação desse patrimônio histórico .

O CDD ITAVUVU continua com aqueles longos distritos. Novos carteiros concursados chegaram na unidade, mas não estão recebendo atenção necessária para que tenham conhecimento do trabalho de carteiro; com isso se assustam com os longos distritos e a falta de estímulo.

NA REGIÃO, em várias unidades a reclamação é sempre as mesma: falta de ventilação, iluminação, espaço e recurso humano.

A MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS E MOTOS é precária (isso quando recebem manuntenção). As reclamações são sempre as mesmas. Vão para conserto e retornam com os mesmos problemas, ou até piores. Há veículos sem estepe, macaco ou outro suporte de segurança.

Há informação de que um veículo estava com falha mecânica, e por isso solicitou-se a troca, mas o que iria substitui-lo, ao fazer o trajeto, acabou sofrendo um acidente. Será que foi por falha mecânica?

EPI’s E UNIFORMES! Há um descontrole enorme. Uns recebem outros ficam sem, contrariando as orientações da CIPA.

Nas ruas os carteiros, e nas agências os atendentes, são hostilizados pela população pelo atraso na entrega de correspondências. Há um descuido da ECT quanto às condições de trabalho de seus “colaboradores”. Os carteiros adoecem muito cedo, por causa dos longos percusos que resultam numa fábrica de lesionados e afastados por acidentes e doenças ocupacionais.

Enfim, aqui no interior, a falta de vontade dos comissionados da ECT está gerando gestões despreparadas, incompetência no trato do bem público, descaso com a população e desrespeito com o trabalhador.

Sabemos que o interesse do poder é a privatização da maior riqueza do povo brasileiro que é a ECT, e tudo isso que está acontecendo é de pleno conhecimento da DR/SPI.

O SINTECT/SP, embora tenha função sindical, tem também em si e na classe trabalhadora verdadeiros patriotas, que não concordam  com essas mazelas de maus brasileiros, verdadeiros  vendilhões da coisa pública. Embora a solução seja lenta, fato que causa indignação de toda categoria, não desistiremos, resistiremos até o fim.

Os responsáveis precisam acordar!

Afinal,a população, os trabalhadores de Sorocaba e Região lutam antes de tudo por dignidade!

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS