Trabalhadores dos complexos COFESA e Santo Amaro passam mal devido ao calor e recebem atendimento precário – Exigimos climatização já!!!

Notícia publicada dia 29/12/2016 17:33

O Sindicato agiu imediatamente após receber denúncia de mais um caso de calor excessivo feita por Delegados Sindicais, e comprovou que a ECT não dá condições de trabalho e nem tem estrutura de atendimento ao trabalhador

interna_sintect_sp_trabalhadores_passam_mal_cofesa_resgate_29_12_16Os Delegados Sindicais do COFESA estão sempre atentos na defesa das condições de trabalho, da saúde e dos direitos dos seus colegas de trabalho. Por isso não vacilaram e acionaram o Sindicato quando um trabalhador passou mal devido ao calor excessivo do setor.

Os dirigentes sindicais Rogerio Bueno (Linguinha) e Elias Diviza se dirigiram imediatamente a empresa denunciando e cobrando uma solução imediata diante da agonia dos trabalhadores. Os companheiros que atuam na unidade sofriam para tratar as encomendas diárias embaixo de mais de 35 graus. O setor não tem ar condicionado nem ventilação adequada.

Os trabalhadores estavam suados e exaustos, mostrando no rosto a sofrimento de trabalhar num verdadeiro forno. Um deles não resistiu, desmaiou e teve convulsões. A chefia da unidade acionou o SAMU, que não veio. Chamaram então o resgate, que demorou muito. Quase duas horas depois o trabalhador continuava no chão, acompanhado pela médica do ambulatório do complexo, esperando atendimento.

Complexo Santo Amaro

O mesmo ocorre no Complexo Santo Amaro, os trabalhadores realizam suas atividades num local nada adequado,  sem ventilação e pra piorar os ventiladores não estavam funcionando.  O Sindicato já tinha realizado uma visita com a equipe de saúde onde o laudo com as irregularidades identificadas foram encaminhadas à empresa cobrando uma solução imediata,  além de também prepararmos uma denúncia ao MPT denunciando a omissão da empresa em não solucionar de vez o problema. E se a empresa não tomar uma providência,  os trabalhadores estão mobilizados e irão realizar uma greve por tempo indeterminado.

interna_sintect_sp_trabalhadores_passam_mal_santo_amaro_ventilador_29_12_16

É inacreditável que isso aconteça numa empresa do porte da ECT! Deixar os trabalhadores fazerem o serviço pesado e extenuante das unidades de trabalho, especialmente dos grandes centros e CDDs, CTOs,  CEEs, ACs, sem as condições ambientais adequadas é desumano!

Após a intervenção do Sindicato a empresa enviou um Técnico do Trabalho ao setor, para avaliar as condições de trabalho. Ele vai comprovar o calor excessivo do setor, mas a empresa fará o quê?

Climatização já é o que tem de ser providenciado nos CDDs, CEEs, CTCs e toda unidade de trabalho que sofre com instalações inadequadas e os reflexos disso, como o calor excessivo.

Está é uma questão em que não pode haver desculpas. Prédios com infraestrutura adequada para receber os trabalhadores e os serviços da empresa são condição para qualquer empresa funcionar. A legislação determina isso.

Não tem desculpa! Climatização já!!!