Venha fazer parte desta luta!!!

Notícia publicada dia 14/11/2013 23:14

O SINTECT/SP e a FINDECT convidam a todos e todas para participar da Audiência Pública que será realizada no dia 28 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na qual será apresentado e debatido o trabalho de pesquisa realizado pelo Dr. Francisco Drumond, Médico do Trabalho do SINTECT/SP, que deu as bases cientificas para a elaboração de seu livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, o qual esta em fase de revisão para ser publicado em breve. A iniciativa de convocar esta Audiência Pública partiu do Deputado Estadual Alcides Amazonas (PCdoB), após conversações que o mesmo teve com a direção do SINTECT/SP, onde lhe foi esclarecida a precariedade das condições de trabalho nos Correios.

No livro, “Saúde e Trabalho nos Correios” que será apresentado na Audiência Pública, Dr. Drumond expõem um mapeamento de risco, elaborado mediante ampla e profunda pesquisa junto á categoria, que mostra o panorama das condições de trabalho dentro da empresa e as consequências delas sobre a vida dos funcionários dos Correios. Com este livro se inaugura um marco na luta por melhores condições de trabalho, não só na categoria, mas em todas as outras categorias, pois ele prova que é possível fazer um mapa de risco pelos trabalhadores sem a interferência e manipulação da empresa.

Dentre as várias conclusões a que levam este livro, uma das que mais chama a atenção é o fato de que, devido as condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos Correios, a ocorrência de doenças profissionais são uma constante, não uma exceção. Doenças, tanto físicas como psicológicas, acometem uma ampla parcela da categoria, sem que a ECT estabeleça procedimentos adequados para amenizar esta situação de desprezo pelo ser humano. Para se ter uma ideia da gravidade das consequências disto, os estudos feitos pelo Dr. Drumond comprovam que a grande maioria das aposentadorias nos Correios ocorre por invalidez e não por tempo de serviço.

Com base nas pesquisas e estudos apresentados no livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, a nossa categoria e seus Sindicatos terão uma poderosa arma para ajudar a convencer os deputados, seja nas Assembleias Legislativas dos Estados ou no Congresso Nacional a aprovar leis que façam valer o respeito ao trabalho digno que não coloquem em risco permanente a integridade física e mental dos trabalhadores, assim como pressionar a direção dos Correios, o Governo Federal e seus vários Ministérios a sancionar regras neste sentido, inclusive já existem iniciativas neste sentido, como projetos de lei pela Aposentadoria Especial, dentre outras.

Sabemos que a luta em defesa da saúde e qualidade de vida não é fácil, mas é a mais importante que podemos ter pela frente, por isso contamos com a união de todos para sermos vitoriosos.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE e + CONQUISTAS