Acordo aprovado por maioria em assembleia foi assinado

Notícia publicada dia 24/09/2014 19:06

A FINDECT e os sindicatos filiados assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 nesta quarta-feira, 24/09, em Audiência no TST, em Brasília. Os valores retroativos a 1º de agosto do aumento de R$ 200 e demais cláusulas econômicas serão quitados até o final de setembro.

FINDECT na assinatura do ACT 2014-2015

Com a assinatura do Acordo, também foi garantida a aplicação da Súmula 277 do TST ao ACT. Ela prevê a eficácia e a ultratividade do Acordo Coletivo. Ou seja, uma vez assinado, o acordo tem força de lei e as cláusulas normativas passam a integrar os contratos individuais de trabalho.

Diviza assina o ACT 2014-2015

O Pagamento dos benefícios e o reajuste salarial serão efetuados até o final de setembro, já com os valores retroativos de agosto, que é a data-base dos trabalhadores dos Correios

No total, 20 sindicatos aprovaram e assinaram o acordo, sendo 6 filiados à FINDECT e outros 14 filiados à outra federação.

Douglas_Dr Hudson_Diviza e Ives Gandra

PLR

O Ministro Ives Gandra, do TST, definiu a data limite para a negociação da PLR 2013 para o dia 15 de outubro. Ele entende que o pagamento já está bastante atrasado. Portanto, não há mais tempo para se discutir critérios a serem utilizados neste pagamento. A FINDECT pediu para que o pagamento da PLR 2013 seja feito imediatamente. Mas, como de costume, a empresa se mostrou intransigente e não aceitou, pois insiste em deixar definidas as questões da PLR 2014 e 2015.

Ministro Ives Gandra

O Sindicato ressalta que este acordo é benéfico para a categoria

Ele foi duramente negociado com a empresa desde o começo de agosto. Resultou da insistência, do questionamento e da articulação política dos dirigentes dos sindicatos ligados à FINDECT. Eles deixaram claro que se a empresa não fizesse uma boa proposta, haveria greve. Isso levou a ECT a apresentar, mesmo sem deflagração da greve, sua proposta limite. Ou seja, uma greve não traria maiores avanços. Seria uma aventura que poderia, inclusive, prejudicar a categoria com perda de dia parados e perseguição.

FINDECT na assinatura do ACT 2014-2015

Há vários avanços conquistados nas negociações, que são significativos. E o aumento de R$ 200, que será pago a partir de 1º de agosto, implica um aumento real para a maior parte da categoria, a ser recebido desde já como gratificação e incorporado aos poucos ao salário base, conforme regra prevista no ACT.

quadro avancos do ACT 2014

Clique aqui e leia o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 oficial na íntegra

Veja abaixo a galeria de fotos completa da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015: