Categoria realiza expressiva Audiência Pública na Assembleia Legislativa no dia 28/11/2013

Notícia publicada dia 06/01/2014 17:24

Tamanho da fonte:

A Audiência Pública foi convocada pelo Deputado Estadual Alcides Amazonas (PCdoB) e teve a participação do Deputado Federal Delegado Protógenes (PCdoB). Nela, o Sindicato colocou em debate o drama dos ecetistas, constatado em mapa de risco realizado pelos trabalhadores, que gerou estudo coordenado pelo médico do trabalho do Sindicato Dr. Francisco Drumond e será publicado em livro e no site do Sindicato, além de ter gerado Projetos de Lei em São Paulo e em Brasília.

Dr. Francisco Drumond apresenta, para uma grande plateia, o resultado da pesquisa que compõe o livro e dá base aos Projetos de Lei sobre aposentadoria especial, percorrida, entrega matutina e segurança nas agências – Na mesa, a Secretária de Saúde do SINTECT-SP, Silvana, o Deputado Alcides Amazonas, Diviza e Peixe, Presidente e Secretário Geral do SINTECT-SP.

Pesquisa mostra que trabalho nos Correios leva a doença profissional e aposentadoria por invalidez – Sindicato lançará abaixo-assinado e grande campanha pela aprovação dos Projetos de Lei

Defender a saúde é defender a vida

Audiência Pública foi vital para os trabalhadores dos Correios, que compareceram em grande número para se somar à luta que começa já pela aprovação dos Projetos de Lei que visam a proteger a saúde da categoria.

Na Audiência foi apresentado e debatido o trabalho de pesquisa coordenado pelo Dr. Francisco Drumond, Médico do Trabalho do SINTECT/SP, e realizado pela Diretoria do Sindicato com apoio dos Delegados Sindicais. Essa pesquisa com mais de mil trabalhadores gerou um mapa de risco do trabalho na ECT, realizado pelos próprios trabalhadores, o que é inédito no movimento sindical, uma vez que são as empresas que fazem o mapa, geralmente com dados manipulados. Este mapa representa um marco para ser seguido por outras categorias. Também deu bases cientificas para a elaboração do livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, que será publicado em breve. O livro completo e um resumo serão disponibilizados no site do SINTECT/SP. A iniciativa de convocar esta Audiência Pública partiu do Deputado Estadual Alcides Amazonas (PCdoB), em parceria com a direção do SINTECT/SP.

Cotidiano de doença profissional e aposentadoria precoce por invalidez

Dentre as várias conclusões a que levam o trabalho realizado pelo Sindicato, uma das que mais chama a atenção é o fato de que, devido às condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos Correios, a ocorrência de doenças profissionais são uma constante, não uma exceção. Doenças, tanto físicas como psicológicas, acometem uma ampla parcela da categoria, sem que a ECT estabeleça procedimentos adequados para amenizar esta situação de desprezo pelo ser humano. Para se ter uma ideia da gravidade das consequências disso, os estudos comprovam que a grande maioria das aposentadorias nos Correios ocorre por invalidez, e não por tempo de serviço.

Todos na luta junto com o Sindicato

A categoria ecetista e seus Sindicatos têm, com o trabalho realizado pelo SINTECT-SP, uma poderosa arma para ajudar a convencer os deputados, seja nas Assembleias Legislativas dos Estados ou no Congresso Nacional, a aprovar leis que façam valer o respeito ao trabalho digno, que evitem que a integridade física e mental dos trabalhadores seja colocada em risco permanente. E, como sempre, é preciso que a categoria entre na luta com toda força. O Sindicato começará a passar em breve abaixo-assinado exigindo a colocação dos projetos em tramitação. E organizará várias ações para pressionar os parlamentares e o Governo Federal a aprovar as leis. Essa ações serão informadas a todos e o Sindicato conta com grande participação da categoria, pois o interesse é de todos. A possibilidade de aprovar os PLs é muito grande, pois nossa categoria vem de grandes vitórias, como o adicional de 30%, e sabe como lutar e vencer!

PLs pleiteiam Aposentadoria Especial, percorrida de 7km, entrega matutina e segurança nas agências

Com base nas pesquisas e estudos apresentados no livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, organizado pelo Dr. Francisco Drumond, o Sindicato solicitou ao Deputado Federal Delegado Protógenes e ao Deputado Estadual Alcides Amazonas, ambos do PCdoB, a apresentação de Projetos de Lei na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Deputado Federal Delegado Protógenes apresentou os PLCs 307/13 e 308/13, que dispõem sobre a aposentadoria especial para os carteiros e OTTs.

Já o Deputado Estadual Alcides Amazonas apresentou 2 projetos para limitar a percorrida dos carteiros a 7 km por dia, com entrega realizada pela manhã, e para que sejam colocadas portas giratórias e seguranças nas agências. A luta agora é para colocar esses projetos na ordem do dia, garantindo que entrem na pauta, sejam votados e aprovados. Para isso, é necessário o empenho de todos.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS

 

Compartilhe agora com seus amigos