Sindicatos iniciam debate sobre a organização da Campanha Salarial 2012

Notícia publicada dia 01/06/2012 17:54

Frente ao distanciamento da FENTECT da categoria e sua proximidade com a ECT e o governo, é preciso buscar negociações independentes e representação real dos trabalhadores

Diretores dos sindicatos dos trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, São Paulo, Bauru e Tocantins se reuniram no dia 19 de maio, na capital paulista, para iniciar o debate sobre a próxima campanha salarial da categoria.
Para os sindicatos já está claro que os diretores da Fentect já não defendem mais os ecetistas, pois a cada campanha salarial, ao invés de representarem os trabalhadores, baixam a cabeça para tudo o que a direção da empresa manda. Os diretores dos sindicatos debateram os principais pontos desta campanha salarial, que serão apresentados à categoria, além de unificar as propostas a serem levadas para a empresa e traçarem uma estratégia de luta para a categoria.

Negociação independente

Os Sindicatos encaminharão as reivindicações à empresa e participarão das negociações de forma independentes, amparados pela legislação, que garante a participação de cada entidade. Esta é a forma de não ficar na mão da FENTECT e da CUT, que é sua direção majoritária, e influenciar nos resultados da negociação e na condução da luta.

Envie sua proposta

O Sindicato quer ouvir as propostas dos trabalhadores para a campanha salarial. Para tanto solicita que cada companheiro escreva sua proposta para a pauta de reivindicações e entregue ao Delegado ou a um Diretor Sindicaldo. Quem desejar, pode enviar por e-mail para: [email protected]. O Sindicato pretende ouvir as propostas de cada ecetista de São Paulo, democratizando a pauta de reivindicações. Depois será realizada assembleia para definir a pauta.

Luta contra assaltos e em defesa da saúde deve ser uma das prioridades da Campanha Salarial

Além da mobilização e luta por melhorias salariais, uma luta prioritária a ser travada na próxima Campanha Salarial é o enfrentamento do grave problema dos assaltos, que todos os dias têm colocado em risco de morte milhares de trabalhadores dos Correios. O problema das condições de trabalho, que a cada dia estão mais precárias devido à falta de funcionários, às horas-extras abusivas, às condições inadequadas nos setores e assédio moral, que também prejudicam a saúde dos trabalhadores, deve ser outra prioridade. Contra o descaso da Empresa com esses graves problemas, a mobilização da categoria unida com as ações jurídicas, médicas e políticas que o Sindicato tem movido é o melhor caminho para sermos ouvidos e respeitados.

O Sindicato está organizando um Seminário sobre o tema, para encontrar junto com a categoria a melhor forma de buscar soluções para esses problemas durante a Campanha Salarial.