SINTECT-SP se reúne com a ECT, discute problemas dos setores e cobra implantação da entrega matutina

Notícia publicada dia 21/10/2016 17:33

O foco da reunião esteve nos programas implantados pela ECT, todos elaborados sem a participação dos trabalhadores e voltados exclusivamente a aumentar a produtividade, sem preocupação com sobrecarga, condições de trabalho e adoecimento precoce do ecetista.

banner_reuniao_discute_problema_setores_cobra_implantacao_entrega_matutina_21_10_2016

Os dirigentes do Sindicato Douglas Melo, Fabrício Máximo e Júlio Cesar Alves se reuniram na quinta, 20 de outubro, com o Coordenador de Relações Sindicais Paulo Sérgio Lima e com o GERAE Santo Amaro, Romildo Patrocínio, além da CAE Santo Amaro, Reginaldo Silva.

Na pauta estiveram os problemas da região, antigos e persistentes, e os programas implantados pela empresa, que além de não resolverem nada, nem internamente nem para a população, acabam piorando as condições de trabalho, por estarem focados exclusivamente no aumento da produtividade por trabalhador e nas reduções de custos da empresa.

Ou seja, tais programas são pensados por pessoas que não conhecem a realidade do dia a dia nas unidades de Correios nem nas ruas, e se concentram em formas de diminuir gastos, eliminando unidades e aumentando a quantidade de trabalho por empregado.

image_reuniao_discute_problema_setores_cobra_implantacao_entrega_matutina_21_10_2016É o caso dos SDs (Sistema de Distritamento) implantados em vários CDDs, bem como do DDA (Distribuição Domiciliar Alternada) e do OAI (Otimização das Atividades Internas), este último inventado pela atual direção da empresa, que com isso mostra que pensa e age como as anteriores. Todos esses programas mirabolantes pioram as condições de trabalho, e no caso o OAI há um retrocesso claro a procedimentos já superados por todos.

Há ainda a tendência à extinção de unidades e junção de setores, o que tende a aumentar o caos já reinante, além de problemas com valores de aluguéis altíssimos e prédios deteriorados.

O Sindicato deixou bem claro que é contrário a implantação dessas “inovações” sistemas e propostas da empresa, tendo em vista que não ajudam em nada, só atrasam o trabalho realizado pelos carteiros. “Está mais do que comprovado que não há ganho de tempo com tal implantação de mudança na triagem, afirmou Douglas Melo, Diretor de Imprensa.

Entrega matutina

Os dirigentes do Sindicato insistiram na defesa da implantação da entrega matutina, a qual já se mostrou mais eficaz do que todos os programas inventados pelos burocratas da empresa e que foram, inclusive, implantados sem nenhuma discussão ou negociação com os trabalhadores, desconsiderando-os.

A entrega matutina é eficiente na preservação da saúde do ecetista. A entrega pela manhã, período do dia mais ameno, é o principal motivo. O trabalho interno acaba sendo melhor elaborado e executado na volta ao setor, o que melhora a condição de vida e saúde dos trabalhadores, além de otimizar o trabalho perante os clientes dos Correios.

Debate conjunto

Os dirigentes da empresa precisam mudar de atitude com urgência. Precisam evoluir, abandonando os métodos centralizadores e autoritários, próprios de modelos antiquados de gestão, oriundo de períodos obscuros.

Para motivar e unir a equipe, construir equipes unidas e clima de colaboração, eles têm de ouvir os Sindicatos e os trabalhadores, que atuam no dia a dia e são conhecedores profundos do trabalho nos Correios, das cidades e seus logradouros, do relacionamento com a população e demais aspectos do trabalho de entrega de correspondências e encomendas em todas as cidades do país.

O que querem provar e aonde querem chegar os almofadinhas que se trancam em gabinetes e inventam programas desumanos, a partir de dados numéricos e estatísticos frios como o gelo?

A Diretoria do SINTECT-SP espera que o novo GERAE Santo Amaro restabeleça o diálogo com o Sindicato e os trabalhadores nas unidades, abandone ideias que não dão certo, prejudicam a categoria e população e construa com quem realmente tem a expertise do trabalho em Correios programas realistas, focados na otimização e em melhorias nas condições de trabalho, na qualidade de vida e na preservação da saúde do ecetista.