Aposentadoria especial para Carteiros e OTTs entra em pauta após atuação do SINTECT-SP
Notícia publicada dia 23/10/2025 19:37
Tamanho da fonte:
O Projeto de Lei 116/2015, de autoria do deputado federal Orlando Silva, dispõe sobre a aposentadoria especial do Carteiro e do Operador de Triagem e Transbordo. Ele estava parado na Câmara dos Deputados e após atuação do SINTECT-SP foi colocado em pauta na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), apensado ao PL 89/2003, que trata de aposentadoria especial para diversas categorias. O relator designado é o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

A CFT já realizou uma audiência pública. A FINDECT e o SINTECT-SP participaram para defender o PLP 116 e atuar sobre os deputados para sua aprovação. Defender a aposentadoria especial é reconhecer anos e anos de esforço e trabalho dos trabalhadores. Mas é preciso, como sempre, que a categoria entre na luta com toda força. Para isso o Sindicato começará a passar em breve um abaixo-assinado, que circulará em papel e on-line, exigindo a aprovação do PL 116/2015 na CFT e colocação em tramitação nas demais comissões e no plenário.
Além disso, o SINTECT-SP organizará outras ações para pressionar os parlamentares e o Governo Federal a aprovar a lei, e conta com o apoio e a participação de toda a categoria.
Livro sobre saúde do ecetista deu base ao projeto
Um amplo trabalho de pesquisa coordenado pelo Dr. Francisco Drumond, Médico do Trabalho do SINTECT/SP, realizado pela Diretoria do Sindicato com apoio dos Delegados Sindicais, deu bases científicas para a elaboração do livro “Saúde e Trabalho nos Correios”. O livro completo e um resumo serão disponibilizados no site do SINTECT-SP.
Essa pesquisa com mais de mil trabalhadores gerou um mapa de risco do trabalho na ECT, realizado pelos próprios trabalhadores, o que é inédito no movimento sindical, uma vez que são as empresas que fazem o mapa, geralmente com dados manipulados.
A pesquisa, o livro e o trabalho da diretoria do Sindicato e da categoria deram base ao Projeto de Lei 116/2015, apresentado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). Agora é preciso atuação firme e forte junto aos deputados para que ele tramite e seja aprovado.
O deputado Orlando Silva já se comprometeu com a defesa da categoria ecetista e com a articulação no Congresso Nacional pela aprovação do projeto. O SINTECT-SP e a FINDECT estão nessa luta e contam com a mobilização e a participação de todos e todas.

