Sem planejamento, Correios fazem “empréstimo” de carteiros para CTCs e impõem rotinas impossíveis
Notícia publicada dia 06/08/2025 10:15
Tamanho da fonte:

SINTECT-SP denuncia prática abusiva da gestão dos Correios e orienta os trabalhadores que ninguém é obrigado a atender esses convites.
O SINTECT-SP recebeu denúncias vindas de unidades da região central e da zona sul de São Paulo. Carteiros estão sendo pressionados a atuar nos centros de tratamento (CTCs e CTCEs), em funções diferentes daquelas para as quais foram contratados, em locais distantes de suas unidades de origem.
Além da mudança de função, os trabalhadores estão sendo obrigados a cruzar a cidade em horários extremos, com grande prejuízo à sua rotina, à convivência familiar e à sua saúde física e mental. Isso é mais do que um desrespeito, é desvio de função, uma prática abusiva.
A direção da empresa tenta maquiar o deslocamento, mas a realidade é clara: existe pressão, e isso não pode ser tolerado!
O SINTECT-SP esclarece que ninguém é obrigado a atender esses convites para trabalhar fora da sua função contratual.
Caso haja pressão, ameaça, retaliação ou impedimento de entrada na unidade de origem, comunique o sindicato imediatamente.
Essa prática revela a desorganização da atual gestão dos Correios, que em vez de reforçar o efetivo e planejar as operações com o responsabilidade, joga o problema nas costas dos trabalhadores com deslocamentos absurdos.
Seguiremos atentos e firmes na defesa da categoria. Denuncie ao sindicato.
O SINTECT-SP está com você na luta por respeito e dignidade!