10 de outubro – Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher
Notícia publicada dia 10/10/2025 19:19
Tamanho da fonte:
SINTECT-SP destaca a importância do combate e enfrentamento; a Secretária da Mulher, Michele Souza reforça a importância de educação, redes de apoio e canais de denúncia para trabalhadoras.

No Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, o SINTECT-SP alerta sobre o aumento da violência de gênero no país. Em 2024, 1.492 mulheres foram assassinadas e 87.545 estupros foram registrados, com 76,8% das vítimas sendo crianças e adolescentes, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025.
“Muitas mulheres sofrem em silêncio, vítimas do machismo e da impunidade. É fundamental que conheçam seus direitos e que haja canais de proteção acessíveis e confiáveis”, afirma Michele Souza, secretária da Mulher do SINTECT-SP. Entre os feminicídios, 80% das vítimas foram mortas por companheiros ou ex-companheiros, e 64% dentro de casa.
O sindicato incentiva o uso de Delegacias da Mulher, Disque 180 e serviços de apoio psicológico e jurídico e promove campanhas de conscientização sobre prevenção, respeito e igualdade de gênero, reforçando que o enfrentamento à violência é responsabilidade de todos.

