Mulheres trabalhadoras marcham em Brasília por políticas públicas inclusivas

Notícia publicada dia 03/10/2025 13:43

Tamanho da fonte:

O SINTECT-SP participou da Caminhada das Mulheres em Brasília, no dia 30 de setembro, realizada em meio à 5ª CNPM

Representado pela sua dirigente Michele Souza, o SINTECT-SP participou da caminhada junto com milhares de mulheres trabalhadoras de todo o país, que tomaram as ruas de Brasília e terminou no Congresso Nacional. A marcha foi um recado inequívoco aos parlamentares: as demandas femininas não podem mais ser ignoradas na agenda legislativa.

A mobilização, que aconteceu no contexto da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, CNPM, é um marco da retomada democrática do movimento, que, após anos de esvaziamento de políticas públicas, resgata seu protagonismo nas ruas e nos espaços de decisão.

A marcha em Brasília contou com a participação de milhares de mulheres, e com a presença da secretária das mulheres da CTB nacional, Kátia Branco, e da conselheira de políticas para as Mulheres do município de São Paulo, Karoline Bandeira. Juntas, elas fortaleceram o movimento em prol dos direitos e da igualdade das mulheres.

Trabalho, Salário e Vida

O alvo da pressão no Parlamento abrange desde a urgência da segurança até a justiça econômica no local de trabalho. Envolve reivindicações como a redução da carga horária sem perda salarial e o fim imediato da desgastante escala 6×1. A igualdade salarial entre gêneros. A isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Combate efetivo à violência de gênero e aos assassinatos de mulheres.

A marcha não foi apenas uma lista de pedidos; foi uma afirmação simbólica e concreta. Com gritos de ordem e canções, as participantes ocuparam os centros de poder da capital, deixando claro que o Brasil pertence às brasileiras e que elas não apenas reivindicam direitos, mas exigem protagonismo na condução política da nação.

Compartilhe agora com seus amigos