Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai e exemplo de dignidade e compromisso com os trabalhadores

Notícia publicada dia 13/05/2025 12:36

Tamanho da fonte:

O SINTECT-SP lamenta profundamente o falecimento de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, ocorrido na última terça-feira, dia 13 de maio. Mujica faleceu aos 88 anos e será sepultado nesta quinta-feira, 15 de maio, em Montevidéu. A despedida mobiliza homenagens por todo o mundo, especialmente na América Latina.

Kaaloian / Ministerio de Cultura de la Nación / Wikimedia Commons

Mujica ficou conhecido internacionalmente como um dos líderes mais coerentes e respeitados da política latino-americana. Ex-militante do movimento Tupamaros, ele enfrentou a prisão e a tortura durante a ditadura militar uruguaia. Após a redemocratização, foi eleito deputado, senador, ministro e chegou à presidência do país entre 2010 e 2015.

Mas foi seu jeito simples de viver que tocou o coração dos povos: morava numa chácara modesta, dirigia um Fusca, doava grande parte do salário e recusava privilégios. Mujica mostrou ao mundo que é possível fazer política com ética, verdade e compromisso com os que mais precisam.

Durante sua trajetória, sempre esteve ao lado dos trabalhadores. Defendia a organização sindical, os direitos sociais e a união dos povos da América Latina. Em seus discursos, denunciava a desigualdade, a exploração do capital e o modelo de consumo que esvazia a vida das pessoas.

Para nós, trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, Mujica representa um exemplo de dignidade e firmeza. Sua história reforça a importância da luta coletiva e da construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

O SINTECT-SP se solidariza com os familiares, amigos e com o povo uruguaio neste momento de dor. Que o legado de Pepe Mujica continue vivo na luta diária dos que sonham e lutam por um mundo melhor.

José Mujica, presente!

Compartilhe agora com seus amigos