Boca no trombone | Caos e abandono nos Correios – Déficit de funcionários gera prejuízos e atrasos nas entregas

Notícia publicada dia 11/01/2024 12:23

Situação Inaceitável: Fotos revelam o descaso e desmantelamento das unidades

As unidades dos Correios estão mergulhadas em um caos devido à falta de trabalhadores, consequência da ausência de concursos públicos há mais de uma década. A empresa, incapaz de atender à demanda, enfrenta prejuízos e deixa a população revoltada com o atraso na distribuição de cartas e encomendas.

Nas imagens abaixo, é evidente que muitos distritos postais estão desprovidos de carteiros, resultando em serviços acumulados e sem perspectiva de entrega. Unidades que outrora contavam com diversos trabalhadores foram dizimadas, colocando sobre o ombro do atual efetivo defasado a responsabilidade de quatro ou cinco serviços simultâneos. Um desrespeito flagrante ao acordo coletivo, que não só é negligenciado, mas também à não implantação da entrega matutina, crucial para beneficiar trabalhadores e população.

Descumprimento de acordo e precarização

A empresa ignora o acordo coletivo e deixa de implantar a entrega matutina, prejudicando tanto os trabalhadores quanto a população. A falta de concurso público há mais de uma década é o resultado desse abandono. Somente com a contratação e reposição das milhares de vagas será possível aos Correios competir no mercado postal e fortalecer uma estatal essencial para a população.

Atrasos extremos: revolta e sobrecarga

Muitos distritos postais estão parados há mais de 30 dias em várias unidades dos Correios de São Paulo. Os trabalhadores, sobrecarregados, enfrentam a revolta da população devido à não entrega dos objetos postais ou a entregas com atrasos superiores a 30 dias. Vale lembrar que a entrega de cartas é um serviço de monopólio previsto na Constituição, um direito da população que os Correios têm negligenciado. Mesmo ao priorizar a entrega de encomendas, o número reduzido de trabalhadores resulta em atrasos nesse serviço também, levando os trabalhadores a ultrapassarem seus limites, prejudicando sua saúde e vida social.

Convocação à luta: Mobilização e Greve

Diante dessa situação crítica, o SINTECT-SP convoca os trabalhadores a irem à luta, ampliando a mobilização e se preparando para uma forte greve. Exigimos da direção dos Correios e do Governo Federal a realização urgente de um concurso público. É hora de unir forças para preservar a qualidade do serviço e garantir condições dignas de trabalho para todos.