Acompanhe o que ocorreu na assembleia

Notícia publicada dia 15/05/2013 14:05

Às 19h50 teve início a assembleia convocada pelo Sindicato para discutir as ações a serem desencadeadas em relação ao pagamento da PLR 2012 e à negociação da PLR 2013. A ação sabotadora e desrespeitosa da ECT, que atropelou a arbitragem e as determinações do Ministério Público do Trabalho e pagou a PLR de acordo com sua proposta, mudou a história dessa assembleia.

O Ministério Público havia proposto que a ECT pagasse a PLR 2012 nos moldes da que foi paga em 2011, sem GCR e parcela estratégica. E deu prazo até 14 de maio para a empresa se posicionar. Também solicitou à categoria que esperasse até o dia 14 para decidir sobre a realização de uma greve ou não.

O Secretário Geral do Sindicato, companheiro Peixe, fez uma pequena explanação sobre o pagamento da PLR pelos Correios. Esclareceu que a PLR 2012 não foi negociada. Não houve acordo entre a empresa e a Fentect, única federação que existia na época. Assim, a empresa empurrou goela abaixo da categoria sua proposta, que impõe o GCR, a parcela estratégica e critérios exagerados de desconto da PLR em caso de faltas. Para avançar em sua estratégia, a ECT bombardeou a categoria com informações distorcidas, através de telegramas e boletins internos, dizendo que o pagamento não saía porque o Sindicato e a FINDECT não cediam nas negociações. Na verdade, o SINTECT/SP e os Sindicatos filiados à FINDECT batalharam com todas armas que dispuseram para conquistar regras benéficas para os trabalhadores, sem a chantagem do GCR e das faltas como critérios de desconto, e sem a parcela estratégica. Uma das ações do Sindicato e da FINDECT foi acionar o Ministério Público, que determinou que a empresa pagasse o que os trabalhadores estavam reivindicando, mas a empresa atropelou e fez o que quis, impondo suas regras e a subtração de 10% do total para privilegiar gerentes, chefes e diretores.

Vale esclarecer que a ação do Sindicato frente a justiça, na insistência sobre a negociação, na mobilização da categoria e na convocação da greve foram determinantes para desmascarar a empresa, deixar claro sua intransigência e ganhar terreno para as próximas negociações de PLR.

O Companheiro Diviza, Presidente do Sindicato, passou a esclarecer os passos a serem dados. Lembrou que greve foi anunciada, e que o Sindicato tomou todas as medidas para ela ocorrer. Continuando, informou que frente à atitude da empresa, que desrespeitou a justiça, o Sindicato já acionou novamente o MPT para nova tomada de decisão. E lembrou que o Sindicato fez o correto até agora, ao não se posicionar contra a Justiça (MPT). Essa atitude reforça a posição da categoria, tanto quanto à luta quanto frente à justiça.

O Sindicato e a FINDECT também entrarão com ação para cobrar a PLR de quem não recebeu ou recebeu apenas uma parte da PLR. Nos próximos dias será divulgada a data em que o jurídico começará a receber a documentação dos trabalhadores para entrar com a ação. E essa ação já começa com o respaldo da justiça. Outra ação que o Sindicato abrirá será contra a parcela estratégica, que fez os chefes e diretores ganharem mais que os trabalhadores operacionais.

Após essas informações, a assembleia foi encerrada sem deflagração de greve.

Correio Saúde:

O companheiro Diviza também levantou o problema do Correio Saúde. Sobre isso, afirmou que a empresa já montou até um projeto para instalá-lo. Deu exemplos para mostrar o quanto essa proposta de mudança no Convênio Médico dos Correios, pretendido pela direção da empresa é prejudicial à categoria. E que brevemente haverá matérias no site do Sindicato e no jornal da entidade explicando a mudança que a empresa quer fazer, deixando claro que estará instalada uma guerra que a categoria precisará encampar.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS