Agendada audiência pública sobre fechamento de agências dos Correios

Notícia publicada dia 18/11/2022 13:00

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara agendou para o dia 30/11, às 16h, a audiência pública que debaterá o fechamento de várias agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e a falta de respeito com os parlamentares quando solicitada informações da Presidência dos Correios

A prestação de serviços postais à população foi duramente afetada na última gestão presidencial, várias medidas equivocadas e também no aspecto trabalhista e de direitos da categoria também foram aprofundados no drástico governo de Bolsonaro e Guedes.

A sociedade em geral foi a mais prejudicada com o fechamento de mais de 2 mil agências no país, bem como a extinção do Banco Postal, essencial para a recuperação da economia brasileira diante de uma grave pandemia que ceifou quase 700 mil vidas. O fechamento de agências dos Correios prejudicou principalmente os pequenos e longínquos municípios deste imenso território.

Para debater esse tema e apresentar uma proposta ao novo governo que está prestes a tomar posse, a FINDECT participa e convida toda categoria e a população para participar do evento com a finalidade de ampliar o discussão sobre o impacto das medidas de fechamento praticadas pelos governo Federal e suas consequências, tanto para a população, categoria e economia local.

Reabertura de agências e fortalecimento dos Correios é a prioridade!

O fechamento de agências trouxe impactos profundos como a diminuição dos postos de atendimento postal e financeiro, redução do número de trabalhadores e impactos negativos nas economias dos municípios das quais as agências são essenciais para o atendimento de qualidade ao público, que já sofre com as longas filas e sem serviço bancário.

De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)em 2.968 dos 5.564 municípios brasileiros (ou 53%) não possuem agências de bancos públicos. “Infelizmente estamos sendo vítimas do descaso do governo Bolsonaro que maltratou a categoria ecetista e o povo brasileiro nestes últimos 4 anos, onde seu único objetivo é reduzir o papel das empresas públicas e privatizá-las, e temos o dever de defender a maior e essencial empresa pública brasileira”, falou o Presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara.

Durante a audiência pública será a oportunidade dos representantes dos trabalhadores apresentarem propostas concretas ao novo governo que tomará posse no dia 1° de janeiro para a melhoria e ampliação da prestação de serviços postais, reabertura das agências fechadas durante o governo Bolsonaro, investimento em tecnologia e ampliação do quadro de funcionários mediante concurso público. Essas são algumas das prioridades do próximo Governo.

Os Sindicatos filiados à FINDECT reforçam o seu compromisso e empenho na luta pela manutenção e fortalecimento dos Correios públicos. E não vai medir esforços para defender os direitos dos trabalhadores dos trabalhadores, bem como os interesses da população brasileira.

Serão convidados para a Audiência Pública:

. Representante do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect/RJ);

. o Presidente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (FINDECT);

. o Presidente da ECT;

. o Ministro das Comunicações ou representante;

. o Advogado Sandro Lúcio Gonçalves;

. um representante da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon).

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Delegado Antônio Furtado (UNIÃO/RJ).

Inteiro teor do requerimento. Veja Aqui.

Fonte: FINDECT