Após cobrança do SINTECT-SP, empresa aciona órgão público por vacinação preferencial contra febre amarela para a categoria

Notícia publicada dia 30/01/2018 08:19

O Coordenador de Relações do Trabalho da DR-SPM respondeu à cobrança. Afirmou que a empresa enviou solicitação formal à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, à qual expôs a solicitação, preocupação e argumentos do Sindicato, relacionados à vacinação contra febre amarela em todos os trabalhadores da categoria em nossa região. No momento, aguarda um retorno. (Clique aqui e veja a carta resposta da ECT)

A vacinação preferencial aos trabalhadores(as) dos Correios é urgente. Eles estão nos setores e nas ruas todos os dias, inclusive nas áreas mais afetadas, para fazer as entregas de correspondências e encomendas contratadas pela empresa.

Ficam expostos ao mosquito transmissor nas ruas e dentro das unidades de trabalho, muitas das quais em locais e com condições de higiene e manutenção que favorecem a proliferação dos mosquitos.

A vacinação preferencial vai muito além do direito que esses trabalhadores(as) têm de proteção à saúde na execução de seus trabalhos. É uma questão de saúde pública, pois os ecetistas compõem uma população vulnerável devido à natureza do serviço prestado pela ECT, que tem na visita às residências dos clientes seu ponto forte. Uma empresa nacional do porte da ECT tem de assumir sua responsabilidade na prevenção a uma epidemia da doença.

A Diretoria do Sindicato espera resposta rápida e favorável dos órgãos públicos. Caso ela não venha, é urgente um forte empenho da direção da empresa, que vá além do pedido formal e entre em negociações diretas com as autoridades.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA NA CIDADE DE SÃO PAULO

Devem tomar a vacina contra a febre amarela os moradores e trabalhadores das áreas consideradas de risco.

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA

A febre amarela é classificada como uma doença infecciosa grave. Ela provoca calafrios, dor de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Para maior parte dos pacientes, os sintomas vão perdendo a intensidade a partir do 3º ou 4º dia da infecção. Em alguns casos, no entanto, a doença entra em sua fase considerada tóxica. Cerca de 10% dos pacientes desenvolvem a forma grave da doença. Ela geralmente ocorre depois de um período breve de melhora dos primeiros sintomas da doença. A febre reaparece, há hemorragias, insuficiência hepática, insuficiência renal. Um dos sintomas é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. Também não é incomum pacientes apresentarem vômito com sangue, um sintoma da hemorragia. Cerca de 50% dos pacientes que desenvolvem a forma grave da doença morrem num período entre 10 e 14 dias. Não há um tratamento específico para febre amarela. A medida mais eficaz é a vacinação, para evitar a contaminação da doença.