Aprovada a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013

Notícia publicada dia 30/06/2013 17:42

Em assembleia no dia 27 de junho, o Sindicato apresentou para a categoria a proposta de pauta de reivindicações debatida entre a FINDECT e os Sindicatos Unificados, com base nas propostas colhidas junto à base da categoria. Em São Paulo, o Sindicato publicou um formulário em seu jornal, para os trabalhadores anotarem propostas, recortarem e entregarem a um Diretor. O retorno foi grande e deu muito material para o Sindicato formular propostas para a pauta.

A proposta da FINDECT vai no sentido de apresentar à empresa uma pauta coerente. Para isso ela parte das cláusulas atuais, que estão garantidas em Acordo Coletivo e devem ser mantidas. Na pauta há pedidos de alterações, acréscimos e melhorias. Há também itens novos, considerados de grande importância, como aqueles relacionados à saúde do trabalhador, elaboradas a partir do trabalho do Departamento de Saúde do Sindicato, considerando o levantamento das principais causas das doenças profissionais que atingem os trabalhadores dos Correios, inclusive os assaltos e suas consequências.

A obrigatoriedade de escoltas e a suspensão da entrega em áreas de risco também estão previstas na pauta, além da manutenção de todos os benefícios no caso de readaptação do trabalhador por problema de saúde. Há ainda outras questões, como a possibilidade do trabalhador optar entre o Vale Transporte e o Vale Combustível.

A pauta foi aprovada na assembleia, e no dia 2 de julho será encaminhada à empresa em Brasília, na Administração Central, assim como nas Diretorias Regionais das bases dos Sindicatos Unificados, filiados à FINDECT. Além da aprovação da Pauta de Reivindicações a Assembleia do SINTECT/SP do dia 27/6 referendou a autorização para que FINDECT, junto com os Sindicatos Unificados, negociem pela categoria.

Embora já tenham sido aprovados os eixos principais da Pauta de Reivindicações, se algum companheiro tiver alguma contribuição importante, pedimos que entre em contato com um Diretor do Sindicato.

Após sistematizada e entregue à ECT, a pauta será disponibilizada em nosso site.

Propostas com repercussões econômicas e financeiras:

POSTAL SAÚDE: Cancelamento da proposta do Postal Saúde e Manutenção do existente, com melhorias, dentre as quais a implementação de cartão magnético;

Reajuste do piso salarial em cerca de 10% (dez por cento), com impacto para o resto da tabela salarial, a ser realizado de forma programática;

Reposição da inflação do período de acordo com índice ICV- DIEESE – (Projeção para agosto/2013: 7,13%);

Aumento real de 6% (seis por cento) sobre o valor final após a aplicação da reposição da inflação em razão o aumento de produtividade – relação faturamento bruto: número de trabalhadores (as);

Reajuste no valor do diferencial de mercado, conforme cálculo a ser realizado pelo DIEESE, para corrigir as perdas provocadas pela inflação e incorporação ao salário;

Vale Refeição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e Vale Cesta no valor de R$ 342,05 (trezentos e quarenta e dois reais e cinco centavos);,assim como a manutenção do Tiquete Peru;

Portaria/função no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e seguro de vida para motorista, motociclista, operador de empilhadeira/transpaleteira e operador de RX;

Aumento no valor do quebra de caixa para R$ 537,89 (quinhentos e trinta e sete reais e oitenta e nove centavos). Pagamento do AAG (Adicional de Atividade de Guichê) aos atendentes que não trabalham com numerários. Seguro de vida em razão do risco (assaltos);

Aumento do valor do auxílio para filhos dependentes, portadores de necessidades especiais para no mínimo R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais);

Aumento do valor do reembolso – creche–babá para R$ 500,00 (quinhentos reais) para homens, mulheres e homoafetivos;

Aumento do valor vale transporte para R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais), podendo ser convertido em vale combustível, além da supressão do critério referente a distância entre a residência e o local de trabalho;

Aumento do valor da ajuda de custo na transferência para R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais);

Revisão das Cláusulas 5 (adicional noturno), da Cláusula 31 (horas extras): alteração para que o cálculo seja feito sobre o cômputo total da remuneração;

Revisão da Cláusula 9 (Anuênio): alteração do §2 para que o limite perdure enquanto o empregado permanecer na empresa;

Redução dos percentuais de participação financeira dos(as) trabalhadores(as) no custeio dos planos de assistência médica hospitalar e saúde e odontológico, bem como no Vale Transporte e exclusão de compartilhamento nos casos de trabalhadores acometidos por doenças graves.

É IMPORTANTE DESTACAR QUE, ALÉM DESTES EIXOS ECONÔMICOS DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES, TAMBÉM FORAM INCLUÍDOS NA MESMA ITENS RELACIONADOS AOS DIREITOS DA MULHER ECETISTA, À ANISTIA, AO COMBATE À DISCRINAÇÃO RACIAL, ASSIM COMO DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL. DIVERSAS DESTAS PROPOSTAS FORAM APRESENTADAS PELOS COMPANHEIROS DA BASE DA CATEGORIA.

Clique aqui e leia a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2013/2014 na íntegra

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS