Após forte mobilização do SINTECT-SP, ECT corrige inconsistências e evita greve na black friday

Notícia publicada dia 23/11/2023 21:57

Os trabalhadores presentes na assembleia também aprovaram estado de greve, ou seja, caso a empresa descumpra algum item do termo aditivo que corrige inconsistências do Acordo, haverá nova assembleia de greve!

Depois de 50 capítulos, muita reunião e negociação e mobilização da categoria, a direção da empresa assinou documento com o compromisso de corrigir as inconsistências que implicam prejuízo e perda de direitos.

Com isso, a categoria seguiu a orientação do Sindicato na assembleia de 23/11, aprovou as mudanças feitas pela empresa e desmarcou a greve na black friday, mas mantém seu Estado de Greve em busca de melhores condições de trabalho.

Com inconsistências não tem acordo

O SINTECT-SP denunciou de imediato as inconsistências deixadas no texto do Acordo Coletivo pela direção da ECT. Foram elas que levaram o Sindicato e a FINDECT a não assinarem o acordo e a exigirem que fossem corrigidas, como havia sido apontado, discutido e acordado com o próprio presidente da empresa.

Mas, como amplamente divulgado, um grupo de sindicalistas da outra federação foi irresponsável e, mesmo avisado das inconsistências pela FINDECT, assinou o acordo, sem explicar a motivação de tal ato antissindical e prejudicial aos trabalhadores.

Aí começou a novela que durou 50 dias e só terminou com a assembleia de 23/11.

Empresa cede e corrige inconsistências

A pressão foi forte. A cobrança do sindicato e da FINDECT foi assertiva: se as inconsistências não fossem corrigidas, o acordo não seria assinado e a categoria decretaria greve na black friday, momento em que o volume de encomendas aumenta muito nos Correios.

Valeu enormemente, como sempre, a grande mobilização da categoria, que entendeu a situação denunciada pelo Sindicato e mostrou grande disposição de lutar por seus direitos.

Como resultado, e depois de inúmeras reuniões de negociação, a direção da empresa assinou documento se comprometendo a corrigir as inconsistências do texto do Acordo Coletivo, principalmente aquelas que implicavam prejuízo e perda de direitos para os trabalhadores.

Como, por exemplo, a que resultou em grande desconto sobre o abono de adiantamento do tíquete peru.

Confira a votação:

Categoria desmarca a greve

Os trabalhadores presentes na assembleia também aprovaram estado de greve, ou seja, caso a empresa algum item do termo aditivo que corrige inconsistências do Acordo, haverá nova assembleia de greve!

Categoria também aprovou uma moção de apoio à Greve Geral dos companheiros da Sabesp, Metrô, CPTM e Servidores Estaduais contra as privatizações no dia 28/11 e uma moção de repúdio a demissão dos trabalhadores metroviários demitidos durante o movimento paredista.

Fica a lição de que os direitos da categoria são inegociáveis. De que as direções sindicais têm de ser responsáveis e comprometidas com os trabalhadores, em qualquer circunstância. E de que a mobilização da categoria, legitimando e reforçando a ação do sindicato, é ferramenta essencial para levar a empresa a atender as reivindicações e garantir conquistas!