Assembleia no dia 19/09 mantém a greve e referenda proposta da Ministra do TST, mas com ressalvas

Notícia publicada dia 20/09/2012 00:41

IMPORTANTE:

A próxima assembleia será realizada na segunda-feira, 24/09, às 17h00, no CMTC Clube. Na quinta, haverá um ato unificado dos Sindicatos em greve no Vão livre do Masp, na Av. Paulista, e na sexta-feira a categoria fará distribuição de carta aberta à população nas regiões. Caso surja algum fato novo relevante, poderá ser realizada assembleia na sexta-feira.

O Sindicato defendeu o referendo da proposta da Ministra do TST, apresentada em Audiência de Conciliação no dia 19/09, por entender que ela é viável, e como demonstração de que aposta numa saída negociada para essa Campanha Salarial. A empresa, ao contrário, recusou de cara a proposta da Ministra e mostrou, mais uma vez, sua intransigência, desrespeito aos trabalhadores e à população e firme propósito de arrochar os salários e cortar benefícios.
A proposta de conciliação apresentada pela Ministra na Audiência de Conciliação foi resultado do encontro que ela teve no dia anterior, 18/09, com os presidentes dos Sindicatos Unificados. Na ocasião, eles insistiram com a Ministra na importância de definir uma proposta e evitar um impasse que leve a greve a um julgamento. Foi resultado também da greve da categoria, que começou no dia 18 e já atinge a maior parte da categoria no país.

A proposta da Ministra consiste em:

-5,2% de reposição das perdas;
-R$ 80,00 lineares de aumento real;
-8,84% de reajuste no VA e VR;
-Constituição de mesas temáticas para discutir saúde, segurança e outros temas;
-Manutenção das demais clausulas.

Importante ressaltar que a manutenção das demais cláusulas implica a manutenção do convênio médico nos moldes atuais. Isso é uma derrota para a empresa, que quer impor cláusula que deixa em aberto uma futura mudança no convênio, segundo ela para adequá-lo às exigências da ANP (Agência Nacional de Saúde), que ela não diz quais são. Está claro que esta cláusula da empresa é uma tentativa de piorar o convênio médico, e talvez até modificá-lo para os moldes dos planos privados, que cobram mensalidade fixa. A imposição dessa cláusula leva à destruição do convênio médico nos moldes atuais. O que queremos é sua melhoria, com mais médicos conveniados e a solução de outros problemas, e não sua destruição.

A ressalva aprovada pela assembleia coloca a solicitação de que fique claro na proposta de conciliação da ministra que o convênio será mantido em funcionamento exatamente como é hoje, sem nenhuma mudança relacionada à ANS, ou que o piore. Outra ressalva é para que não haja compensação dos dias parados, com o compromisso dos trabalhadores de entregar todas as correspondências acumuladas no período da greve. Ou seja, limpou, zerou.

TODOS AO ATO NO MASP DIA 20/09, ÀS 11H00.
TODOS NA DISTRIBUIÇÃO DE CARTA ABERTA NAS REGIÕES.
TODOS NA ASSEMBLEIA DE 24/09, 17H00, NO CMTC CLUBE.

ESSA LUTA É DE TODOS NÓS!!!

Veja abaixo o album de fotos da assembleia realizada no dia 19/09/2012 no CMTC Clube, em SP: