Assembleia no dia 21/09 avaliará resultado do julgamento no TST e orientações aos trabalhadores

Notícia publicada dia 16/09/2020 01:22

Com julgamento marcado para a próxima segunda-feira, 21, sindicatos filiados à FINDECT realizarão assembleias virtuais logo após o término da sessão no TST

O resultado do julgamento do dissídio coletivo marcado pelo TST para o dia 21 de setembro é imprevisível, mesmo com a Ministra Relatora e o Ministério Público do Trabalho tendo questionado a postura da direção da empresa na audiência de conciliação do último dia 11.

O que a direção da ECT quer todos já sabem. Sua meta é acabar com o Acordo Coletivo e esfolar a categoria. Os trabalhadores em greve, por sua vez, querem manter sua renda e os direitos negociados e conquistados em 35 anos de luta, a maioria como compensação pelos salários baixos e pela ausência de aumento.

Resta saber qual será a postura dos ministros do TST que participarão do julgamento, que devido à Pandemia de covid-19, suas audiências e julgamentos do Tribunal Superior do Trabalho tem sido realizadas através de vídeoconferências.

Se eles vão aceitar os argumentos fantasiosos e mal intencionados da direção da empresa e do governo, como fez o STF ao acatar o pedido de liminar e derrubar a cláusula de duração do Acordo por dois anos definido em 2019.

Ou se vão considerar as verdades dos trabalhadores, a defesa que fazem de suas rendas que alimentam suas famílias e de seus poucos direitos, que nada tem a ver com privilégio, e a defesa da empresa pública e do patrimônio do povo brasileiro contra os interesses das transnacionais.

É uma incógnita da qual dependerá a decisão sobre o futuro da luta da categoria que será avaliado e definido nas assembleias que serão realizadas pelos Sindicatos no dia 21 de setembro logo após o término do julgamento, e de forma responsável definir as orientações e rumos da luta da categoria.

As assembleias dos sindicatos filiados à FINDECT serão realizadas em formato virtual com transmissão pelos canais do Sindicatos no Youtube e no Facebook e votação online.

Fonte: Findect