Não é hora de relaxar, atenção aos protocolos de Covid-19 nos locais de trabalho!

Notícia publicada dia 07/01/2022 16:27

Além do atual surto de Influenza e a chegada ao Brasil, em dezembro, da nova variante, a Ômicron, mais transmissível que as anteriores, o Sindicato alerta os trabalhadores que fiquem vigilantes quanto ao rígido cumprimento do protocolo em caso de suspeita ou diagnóstico de contaminação por Covid-19.

A pandemia de Covid-19 no ano de 2021 impôs grandes desafios para a categoria ecetista, principalmente devido ao descaso da direção dos Correios, e do negacionismo do governo Bolsonaro que fez de tudo para atrasar o combate à pandemia.

O avanço da vacinação no segundo semestre de 2021, resultou na queda no número de casos e internações, e com isso, os Correios passaram a convocar os trabalhadores para o retorno presencial, e o Sindicato vem cobrando permanente que os protocolos de proteção e segurança sejam rigorosamente respeitados nos locais de trabalho.

Este respeito rígido aos protocolos torna-se ainda mais importante desde a chegada ao país, da nova variante da Covid-19, a Ômicron, que segundo a OMS é mais transmissível que as anteriores, sem contar o recente surto da Influenza A e seu subtipo H3N2.

Caso o protocolo não seja respeitado, o trabalhador deve denunciar ao Sindicato. O sigilo é garantido. Cabe reforçar que os trabalhadores não devem trabalhar em caso de suspeita de contaminação e devem aguardar até que saia o resultado do teste.

Retornar sem ter a confirmação do contágio ou não, coloca em risco a vida de todos. Caso tenham orientação diferente ou sejam pressionados a retornar ao trabalho antes de receber o resultado, devem denunciar ao Sindicato, que permanece vigilante e cobrará que os protocolos sejam cumpridos.

Caso o trabalhador identifique algum caso suspeito de Covid-19 ou Influenza, e seu subtipo H3N2, no seu local de trabalho, ou ele mesmo esteja com suspeita ou confirmação de contaminação, deve informar ao Sindicato.

Desta forma, o Sindicato pode atuar junto aos Correios para garantir que todos os protocolos de prevenção sejam devidamente respeitados, mensurar a situação da pandemia de covid-19 e do surto de gripe na categoria, e cobrar as providências cabíveis da empresa.

VACINE-SE! USE MÁSCARA, ÁLCOOL GEL E RESPEITE O DISTANCIAMENTO NAS UNIDADES DE TRABALHO.

OFÍCIO SINTECT-SP