Ato nacional é convocado para 29 de maio pelas Centrais Sindicais e movimentos populares

Notícia publicada dia 27/05/2021 13:34

A manifestação sairá do Masp, a partir das 16h e será realizada ao mesmo tempo em várias outras cidades do país!

Chega! É isso que os trabalhadores e o povo vão gritar alto no ato nacional convocado pelas centrais sindicais, sindicatos filiados e movimentos sociais no dia 29 de maio.

O movimento foi organizado por CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CSB, Intersindical, Pública, CSP-Conlutas, CGTB, CONTAG, MST e Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

O principal objetivo é dizer que o país e seu povo não aguentam mais. Que a saída do presidente Jair Bolsonaro do cargo tem que ser agora!

Se ele ficar até o final de 2022 no cargo, vai acabar com a vida de cerca de 1 milhão de brasileiros com a Covid, destruir ainda mais a economia e torna insuportáveis o desemprego e a fome que já atingem metade da população do país.

Reivindicações

Além de gritar pelo impeachment já, os manifestantes também vão exigir a aceleração do ritmo de vacinação, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), o auxílio emergencial com valor suficiente para o sustento até o fim da pandemia, a recuperação da economia e do emprego e vão fortalecer a luta contra a volta às aulas presenciais e contra a reforma Administrativa.

Os atos serão presenciais, porém sem aglomeração e respeitando todos os protocolos sanitários para evitar contágio e propagação do Coronavírus, em respeito à vida, à ciência e às famílias de quase meio milhão de pessoas que morreram na em consequência da Covid-19 e do negacionismo e incompetência do governo federal.

Centrais realizam manifestação em Brasília no dia 26 de maio
As Centrais Sindicais e os Movimentos Sociais, de forma unitária, também farão ato presencial em Brasília, em frente ao Congresso Nacional em defesa do auxílio emergencial de R$ 600,00, contra a fome e a carestia, por vacina no braço e comida no prato.

Os organizadores também ratearam o custo das doações de três toneladas de alimentos agroecológicos a trabalhadores cooperativados.

A mobilização terá as presenças e falas dos presidentes nacionais das centrais sindicais e das lideranças dos movimentos sociais, além de parlamentares.

O ato, que será transmitido, ao vivo, para todo o Brasil, via redes sociais e Youtube dos organizadores, marcará o lançamento e a entrega a lideranças partidárias no Congresso Nacional da primeira Agenda Legislativa das Centrais Sindicais.

Projetos dos trabalhadores

Os sindicalistas também solicitaram audiência com os presidentes Arthur Lira (Câmara dos Deputados) e Rodrigo Pacheco (Senado) aos quais entregarão o documento.

Feita em conjunto com o DIAP, a Agenda é uma forma de resistência e atuação propositiva junto ao Congresso Nacional, que traz o posicionamento e faz propostas do movimento sindical a 23 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado.

Esses projetos afetam diretamente a vida e os direitos da classe trabalhadora, como a reforma administrativa, privatizações, auxílio emergencial, geração de emprego e renda.

Confira aqui todos os atos programados pelo Brasil