Consciência Negra: SINTECT-SP ressalta importância de participar na luta pelo fim do racismo

Notícia publicada dia 17/11/2023 17:00

A Secretaria da Questão Racial do Sindicato atua na promoção de meios de conscientizar para a persistência do racismo e de reforçar a luta por políticas afirmativas de igualdade racial. Nesse sentido realiza o Encontro da Questão Racial no dia 18 de novembro e convoca toda a categoria para reforçar a Marcha da Consciência Negra no dia 20 de novembro!

Várias pesquisas revelam que a maior parte da população brasileira concorda que existe racismo no país, mas poucos afirmam já ter presenciado ou praticado atos de racismo. Desponta daí a invisibilidade desses atos em meio a uma atmosfera racista, em que há muito de simbólico, camuflado e enviesado nas atitudes e processos carregados de preconceito racial.

“Aqui (no Brasil), o fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde os inícios da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária. Os interesses cristalizados produziram convicções escravocratas arraigadas e mantêm estereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidência sobre os demais aspectos das relações sociais.” Milton Santos –

Folha de S.Paulo – Milton Santos: Ser negro no Brasil hoje – 07/05/2000

A luta é necessária

Nesse contexto, o SINTECT-SP ressalta a necessidade e a importância de atuar socialmente e somar aos esforços pelo fim do racismo e toda forma de preconceito, discriminação e segregação que prejudique uma parte da população e configure uma minoria.

A luta se dá o ano todo e tem em novembro, o mês da Consciência Negra, um momento de maior visibilidade e concentração de atividades.

Neste ano de 2023, o Sindicato participou de várias atividades importantes, e no dia 18 de novembro realiza o Encontro da Questão Racial 2023 do SINTECT-SP, abordando o tema “Ubuntu – Eu sou porque você é”. Este encontro visa proporcionar um espaço significativo para a discussão de questões raciais, bem como celebrar e compreender a relevância do Dia da Consciência Negra, que será celebrado em 20 de novembro.

A violência persiste

Apoiar a promoção do debate público para a superação do racismo, das discriminações e das desigualdades e a mobilização de 20 de novembro é uma forma de ampliar a visibilidade de problemas sociais do país e fazem parte da pauta sindical.

A combinação de racismo e brutalidade policial continua ditando a dinâmica das relações sociais desde a abolição da escravidão no Brasil, há 123 anos.

Não bastassem as mazelas sociais que afligem historicamente a população negra por meio do subemprego, do desemprego, da falta de moradia, dos serviços precários de saúde e educação, da falta de oportunidades e da discriminação racial nos ambientes sociais, é verificável a vigência de um projeto de extermínio da população negra, por parte do Estado, nas periferias das cidades brasileiras.

Essa violência explícita claramente racista reforça a urgência de políticas, atitudes, ações! Por isso o chama a categoria para a marcha de 20 de novembro, importante para expor a situação e reforçar a luta por reparação, igualdade contra toda forma de discriminação.

20ª Marcha da Consciência Negra!

O SINTECT-SP reforça a importância da participação na Marcha da Consciência Negra, mobilização essencial para dar visibilidade às questões raciais e reforçar as lutas por políticas afirmativas de igualdade racial!

Dia 20 de novembro de 2023, a partir das 14h, concentração no MASP:
“Duas décadas em marcha, com a força de Dandara e Zumbi, para resistir ao racismo e todas as opressões!”