Câmara aprova a contratação preferencial dos Correios por órgãos federais

Notícia publicada dia 09/11/2023 16:30

► O projeto que vai agora à sanção do presidente Lula é uma vitória da categoria que resistiu e barrou a privatização, porque é importantíssimo para fortalecer os Correios estatais e melhorar os serviços prestados à população.

► Mas tem de ser complementado por plano de ampliação e melhoria da área operacional com concurso público, contratação de funcionários, investimento em tecnologia e materiais e melhoria geral e profunda das condições de trabalho!

Vitória da categoria e da população

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 8 de novembro, o projeto de lei que prevê contratação preferencial dos Correios e da Telebras por órgãos federais para serviços prestados de forma não exclusiva.

O Presidente Lula deve sancioná-lo em breve, porque essa preferencialidade é importantíssima para fortalecer as estatais, como defende o presidente, que suspendeu o processo de privatização e desestatização que vinha do governo anterior. Caberá ao Poder Executivo regulamentar as regras e as condições de prestação dos serviços postais.

A mudança que o projeto traz é essencial para fortalecer os Correios. Ela ampliará o leque de serviços prestados regularmente, e consequentemente as receitas. Isso exigirá investimentos e melhorias que deem base a maior agilidade e eficiência. Essas melhorias impactarão em toda a cadeia de produtos e serviços oferecidos pelos Correios, beneficiando a população com mais qualidade.

É preciso resolver problemas internos

Para que essa mudança traga melhorias, sem aumentar a quantidade de trabalho e tornar a vida do ecetista ainda mais infernal, é preciso efetuar mudanças imediatas na ótica gerencial da direção da empresa, que resultem em condições adequadas de trabalho.

Não é possível manter a enorme quantidade de unidades precárias e mal aparelhadas que existem atualmente. Nem a falta crônica de funcionários e o excesso de serviços. Nem a falta de materiais e a frota insuficiente e com manutenção inadequada. Nem a falta de investimentos, o atraso e os gargalos tecnológicos atuais. E muito menos absurdos e incompetências como os problemas contratuais com empresas terceirizadas, que estão deixando as unidades de São Paulo sem asseio e limpeza.

A direção da ECT e o governo têm de ter um projeto de fortalecimento operacional para ser aplicado imediatamente. Senão de nada adianta aprovar um projeto tão importante quanto esse, de contratação preferencial dos Correios por órgãos federais.

É preciso fazer o serviço completo, e não pela metade. Esse é um alerta e uma exigência do Sindicato e dos trabalhadores.