Assembleia aprova proposta de Acordo negociada pelo SINTECT-SP com mediação do TST

Notícia publicada dia 31/08/2022 23:47

Tamanho da fonte:

Os trabalhadores compareceram em grande número à assembleia dessa quarta, 31/8, convocada para avaliar a proposta costurada no PMPP, a mediação pré-processual solicitada pela FINDECT e pelo SINTECT-SP ao TST, como forma de superar as dificuldades viciadas impostas pela direção da ECT e destravar as negociações.

Antes de tudo é preciso destacar que as Diretorias do SINTECT-SP e da FINDECT acertaram em cheio ao chamar a mediação do TST. Os prepostos do general vieram para a negociação com a mesma postura dos últimos 4 anos do atual governo. Queriam tirar ainda mais do que tiraram da categoria durante a pandemia e rebaixar ainda mais os salários.

Falta-lhes visão política. Não conseguem ver que a situação mudou. O governo foi derrotado na tentativa de privatizar os Correios e, às vésperas da eleição, amarga uma rejeição recorde de mais de 70%. O cenário estava muito mais para ceder e buscar um acordo do que manter os ataques.

FINDECT e SINTECT-SP acertaram também em mobilizar suas bases e em chamar a FENTECT e todos os Sindicatos do país para participar da negociação mediada pelo TST. Isso ampliou a força e esteve na base da atitude do Ministro Vice-presidente do TST Ives Gandra Martins, que apresentou uma proposta de Acordo e buscou a negociação entre as partes, trabalhadores e empresa/governo.

Ao final, e após pressão e exigências do Sindicato, a proposta de acordo negociada e aprovada na assembleia traz avanços importantes, embora não contemple tudo que a categoria reivindicava, o que não foge ao esperado numa negociação – veja os itens abaixo.

É importante ressaltar a conjuntura em que se deu a campanha e sua influência no resultado. A proximidade da eleição e a rejeição do governo também foram fatores da baixada de bola governamental e do fortalecimento da categoria, que resultou em alguns avanços.

Essa constatação deve servir para a categoria entender que o momento é propício para atuar e aprofundar a rejeição do governo, que por 4 anos buscou destruir os Correios e outras estatais e acabar com direitos dos trabalhadores, para favorecer os empresários e ampliar seus lucros.

É preciso ter claro que um governo assim e a direção que ele põe na empresa precisam ser derrotados. E que uma aberração como essa, que quase acaba com os Correios, os direitos da categoria e com o próprio país, nunca mais pode ser eleita.

Confira a proposta, que os Sindicatos filiados à FINDECT conquistaram para a categoria:

• Reposição salarial de 100% da inflação do período.

• Reposição de 100% da inflação do período nos benefícios econômicos, como vale-alimentação e refeição.

• Manutenção do adicional de 15% para o trabalho aos sábados.

• Reconquista de uma cláusula que havia sido extinta, a do fornecimento dos tickets durante as férias.

• Pagamento das PLRs de 2021 e 2022.

• Liberação de Dirigentes Sindicais para atuar junto à categoria, promover a informação e a mobilização, que é um direito democrático básico do trabalhador, de se organizar sindicalmente.

Compartilhe agora com seus amigos