CDD Brasilândia exige climatização já!

Notícia publicada dia 20/03/2024 10:28

Tamanho da fonte:

Calor escaldante no CDD Brasilândia e em vários outros setores deixa o ambiente insuportável e traz sofrimento e adoecimento aos trabalhadores

Recorde de alta temperatura

A direção dos Correios finge não enxergar os níveis alarmantes de calor escaldante que assolam os ambientes de trabalho. Como no CDD Brasilândia, cuja estrutura favorece o aumento da temperatura ambiente, tornando o calor insuportável nesses dias em que os termômetros registram recordes de calor em várias partes do país.

O setor, que sempre é mais quente que o normal, vira um caldeirão nos dias de temperaturas mais altas. O mal-estar e o sofrimento que os trabalhadores enfrentam diariamente, nos piores dias é sufocante, insalubre e insuportável. Tornam o CDD um verdadeiro inferno e coloca em risco a integridade física e mental dos trabalhadores.

Ventiladores quebrados e insuficientes, inexistência de ar condicionado e circulação adequada de ar são fatores que precisam ser corrigidos imediatamente no setor, como passos para uma climatização em acordo com a legislação. Sem isso, o local de trabalho continuará a ser um verdadeiro pesadelo.

Climatização já!

O calor escaldante em várias partes do país e do planeta veio para ficar. É um dos graves resultados do aquecimento global, provocado pela ação poluidora que despeja excesso de gás carbono na natureza e pela destruição das florestas para exploração econômica do capital.

Nessas condições, a adaptação climática é uma necessidade, e a climatização adequada dos ambientes é a parte mais urgente dela.

Isso não é nenhuma novidade. Cientistas de todo o planeta já expõe essa realidade há tempos e as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho já definem as temperaturas adequadas ao trabalho, assim como a ventilação e outros fatores essenciais para a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Mas a direção da ECT fecha os olhos e força os trabalhadores a atuarem em condições desumanas, sob altas temperaturas. Além da desumanidade, há a ilegalidade de descumprir as Normas Regulamentadoras (NRs).

Climatização, respeito e dignidade!

Essa situação de total negligência e desrespeito com a segurança e saúde dos trabalhadores tem que acabar! Ainda mais nesse momento grave de epidemias, como a dengue, que aumentam os riscos à saúde dos trabalhadores.

É inadmissível que em pleno século XXI trabalhadores sejam submetidos a condições tão precárias e desumanas. O descumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho no CDD Brasilândia é uma afronta não apenas aos direitos dos trabalhadores, mas também à dignidade humana.

Compartilhe agora com seus amigos