CDD Capela do Socorro é o retrato do abandono da Gestão Operacional regional, que além de trágico, vai custar vidas!

Notícia publicada dia 19/05/2021 19:17

Os números dão o contorno trágico da falta de condições de trabalho provocada pela política deliberada da direção militar da ECT de destruir os Correios para privatizar, e da aplicação dela pela gestão.

Tomando tiro

Na quinta, 13/05, um carteiro se salvou de perder a vida em meio a troca de tiros entre os bandidos e a escolta. A situação é de guerra. Segundo denúncia dos trabalhadores, são mais de 40 assaltos aos Carteiros e Motoristas de janeiro a maio. Esse número explodiu porque faltam escoltas e os trabalhadores estão sendo mandados para as áreas restritas mesmo assim.

Ou seja, o risco de tomar tiro e perder a vida é grande para os que vão às ruas com as escoltas, e pior ainda para os que estão sendo obrigados a sair sem. Está ocorrendo inclusive a situação desumana do trabalhador ser obrigado a voltar ao distrito onde foi assaltado.

A informação que chegou ao Diretor Sindical da região é que, irresponsavelmente, não estavam informando a área de segurança da empresa sobre os assaltos sofridos pelos Carteiros. A segurança achou que no CDD Capela do Socorro não havia assaltos e cortou as escoltas sem desconfiar nem verificar.

Falta pessoal e sobra serviços e Covid

A falta crônica de pessoal deixou o setor entupido. A unidade chegou a ficar 5 dias sem receber carga por não ter onde pôr nem como triar e distribuir. Tinha 40 mil cartas simples paradas, mais 55 CDL segurados no CTC Santo Amaro. Sem nenhuma ação efetiva da Gestão Operacional!

O descaso leva também a explosão de casos de Covid-19. Já são quase 60 casos desde o início da pandemia. Distanciamento, afastamento dos doentes e dos que tiveram contato com eles, fechamento e higienização do setor e solução dos problemas estruturais do prédio ficam apenas no papel.

Mudança de horário aos sábados acaba com a vida social dos trabalhadores

Sem qualquer critério ou estudo, a Gestão Operacional da região decidiu propor algo surreal. Criou dois turnos aos sábados, de manhã e à tarde, com isso os trabalhadores estão sendo prejudicados, pois além das convocações para o trabalho aos finais de semana e feriados, sem contar o excesso de horas extras está fazendo a categoria adoecer e expondo ainda mais a categoria aos assaltos e a Covid-19.

Solução já!

O Sindicato já exigiu oficialmente mais de uma vez que a direção da empresa socorra os trabalhadores do setor e abandone a ideia de alterar as jornadas dos trabalhadores aos sábados.

Precisam chegar mais carteiros com urgência. As escoltas têm de ser garantidas em quantidade suficiente. Os protocolos para evitar o adoecimento por Covid devem ser respeitados, com afastamento dos contaminados e dos que tiveram contato próximo e fechamento e higienização dos setores. O setor precisa receber manutenção para garantir as condições ambientais de trabalho.

Esse abandono sádico provoca sofrimento nos trabalhadores que chega ao insuportável. O pessoal está sendo tratado de forma desumana, como robôs ou escravos obrigados a se arriscar a perder a saúde e dar a vida pelo trabalho.

Por isso a mobilização está crescendo. A situação tem que mudar a partir de atitudes da direção da empresa e da gestão operacional. Não dá mais para suportar!