O clima esquenta, adoece e mata e a ECT não climatiza setores nem implanta a entrega matutina

Notícia publicada dia 19/02/2024 11:27

► O Acordo Coletivo prevê a implantação da entrega matutina, e a direção da ECT se comprometeu em negociação com os Sindicatos a climatizar os setores e propiciar condições adequadas de trabalho.

► Mas até agora está empurrando com a barriga e com desculpas como a necessidade de realizar SD e a espera por definições para manutenção e compra de equipamentos de ventilação e condicionamento de ambientes.

► Enquanto isso os trabalhadores sofrem os efeitos negativos das altas temperaturas que complicam e provocam doenças e levam a mortes, como já ocorreu em vários locais do país.

► Como em outros problemas, os responsáveis da direção da ECT pelas medidas necessárias navegam em salas climatizadas, ao frescor do ar condicionado, e não resolvem nada, como se estivessem esperando por ocorrências graves que os obriguem a levantar da cadeira!

► A situação, que é preocupante e grave, exige medidas concretas e rápidas da direção da ECT, que se não vierem manterão condições cada vez mais degradantes e perigosas de trabalho, exigindo ação e luta sindical da categoria!

Recorde de altas temperaturas

Janeiro foi o mês mais quente da história segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), agência europeia do clima. Não se trata de uma ocorrência isolada. Resulta de mudanças climáticas permanentes que vão piorar, se nada for feito. Essas mudanças no clima, com aquecimento do planeta, trazem desequilíbrios climáticos significativos.

O aumento da temperatura da Terra é um deles, com consequências variadas. Enquanto no Hemisfério sul ocorre calor excessivo, chuvas, enchentes e secas, o Norte experimentou frio extremo, com o Norte da Europa enfrentando nevascas e temperaturas de até -40°C.

O que ocorre com o planeta?

O ser humano sempre tirou e precisa tirar seu sustento da natureza, da qual é parte. Mas sob o capitalismo a exploração dos recursos naturais na natureza foi muito além das necessidades de subsistência. Passou a ser desenfreada e predatória, exaurindo a natureza e poluindo o meio ambiente. As mudanças climáticas resultam disso. É preciso mudar. Usar os recursos naturais com consciência, reflorestar, manter rios e oceanos limpos, diminuir a emissão de poluentes no ar e em todos os biomas, pois é isso que destrói.

Mas os donos do capital, os conglomerados e corporações empresariais e financeiras lucram com a destruição e, por isso, não querem nem saber. Essa é, portanto, uma luta da parte dos seres humanos que tem consciência de como funciona o sistema produtivo e econômico e quer preservar o planeta com condições de vida para a atual e, principalmente, as futuras gerações.

Chuvas no período da tarde dificultam a vidas dos carteiros

Além dos desafios impostos pelo calor extremo, as chuvas no período da tarde tornam evidente a urgência da implantação da entrega matutina conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2023/24. Enquanto os trabalhadores enfrentam as adversidades climáticas, a empresa parece ignorar suas responsabilidades, preferindo ignorar as necessidades reais dos carteiros pedestres.

Esta falta de ação não apenas compromete o bem-estar dos trabalhadores, mas também evidencia uma postura negligente da direção da ECT em relação aos compromissos assumidos.

Até quando a empresa irá ignorar as demandas dos trabalhadores, optando por adiar medidas cruciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável?

A resistência sindical se mostra fundamental diante desse cenário, reforçando a necessidade de mobilização e pressão da categoria para que a empresa cumpra suas obrigações e priorize o bem-estar dos trabalhadores.