Colapso: A situação nos Correios alcança ponto crítico!

Notícia publicada dia 16/01/2024 15:26

A crítica situação nas unidades dos Correios exige uma ação imediata. O SINTECT-SP convoca uma greve urgente para enfrentar a escassez de efetivo, exigir a realização urgente de concurso público, reduzir a coparticipação do plano de saúde, buscar melhorias nas condições laborais e abordar desafios específicos enfrentados pelos atendentes comerciais, operadores de triagem, motoristas, motociclistas, administrativo e dos carteiros.

Demandas e reivindicações:

. Urgência na limpeza das unidades!

. Contratação e concurso público já!

. Firme posicionamento contra a terceirização!

. Melhoria crucial nas condições de trabalho e atendimento.

. Unidade e luta pelo bem-estar de todos trabalhadores.

A gestão dos Correios enfrenta desafios, e a crise se agrava. Após a vitória contra a privatização, o novo governo prometeu melhorias. Entretanto, além da sobrecarga diária, atrasos nos pagamentos e erros na folha salarial, os trabalhadores enfrentam uma significativa redução de efetivo ao longo de mais de uma década, de 127 mil para cerca de 80 mil.

Essa drástica redução impacta diretamente os serviços postais, gerando atrasos nas entregas, acúmulo de objetos postais e prejuízos à população. Mesmo com a reintegração da maioria das cláusulas do Acordo Coletivo e a retomada do diálogo, as melhorias esperadas não se concretizaram. A ausência de concurso público, contratação de mão de obra e a falta de avanços perpetua a sobrecarga, prejudica o atendimento e impede o crescimento da empresa.

Além disso, a infraestrutura deixa a desejar, refletindo-se em prédios mal conservados, pressão, assédio e falta de diálogo. Isso persiste mesmo após o fim do governo autoritário. Não é mais aceitável apenas discursos; é hora de ações concretas.

Os atendentes comerciais nas agências enfrentam condições precárias, sem climatização, prejudicando o atendimento à população. Operadores de triagem, sobrecarregados e sujeitos a terceirização crescente, enfrentam condições laborais precárias e cobranças excessivas. Motoristas e motociclistas sofrem com veículos e motos sem manutenção adequada, equipamentos de segurança precários e jornadas excessivas.

As unidades estão sem faxineiras, resultando em limpeza precária e já denunciada pelo sindicato aos órgãos competentes. Carteiros sofrem com dobras excessivas, distritos surreais e enfrentam assaltos frequentes, violência constante e segurança precária, expondo a deterioração das condições de trabalho.

A greve marcada para 26 de janeiro é um apelo à união e mobilização. Além das reivindicações anteriores, destacamos as condições precárias enfrentadas por diversos setores da empresa. SINTECT-SP e FINDECT convocam todos os trabalhadores a se unirem na luta por melhores condições de trabalho, realização urgente de concurso público e aprimoramentos no plano de saúde.

A assembleia de GREVE é dia 24/01, às 19h, na Quadra da Escola de Samba Unidos do Peruche, localizada na Rua Samaritá, 1040.