Com o lançamento do livro ” SAÚDE E TRABALHO NOS CORREIOS” o desafio será mobilizar as bases de todos os sindicatos para esta luta!!!

Notícia publicada dia 20/06/2014 22:21

Defender a saúde é defender a vida

O SINTECT/SP realizou uma longa pesquisa, que foi Coordenada pelo Dr. Francisco Drumond, médico do trabalho do SINTECT/SP, juntamente com os trabalhadores que estão Diretores e com o apoio dos Delegados Sindicais. Esse trabalho de pesquisa com mais de mil trabalhadores gerou um mapa de risco do trabalho na ECT, realizado pelos próprios trabalhadores, o que é inédito no movimento sindical, uma vez que são as empresas que fazem o mapa, geralmente com dados manipulados.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LOJA E COMPRAR O LIVRO SAÚDE E TRABALHOS NOS CORREIOS

A construção deste mapa representa um marco para ser seguido por outras categorias. Uma demonstração da responsabilidade do SINTECT/SP com a saúde e as condições de trabalho de tod@s os trabalhador@s da categoria.

A partir daí, o SINTECT/SP e a FINDECT iniciaram uma articulação para criação dos Projetos de Lei que se referem à aposentadoria especial para os carteiros, aposentadoria especial para os OTT’S, percorrida máxima de 7 km para carteiros, entregas pela manhã e segurança nas agências.

No dia 04 de Março de 2013, o sindicato realizou uma reunião com o Deputado Federal Protógenes de Queiroz para pautar os projetos, atendendo assim um clamor na categoria pela construção dos Projetos de Lei que venham a instituir a Aposentadoria Especial para os carteiros e os OTT’S, reduzindo assim o tempo de serviço de 35 para 25 anos.

Lembramos a todos que no passado, houve articulações e conversações que infelizmente não conseguiram nem encaminhar o projeto para as comissões na Câmara de Deputados Federais.

Porém a discussão hoje está sendo encaminhada, mediante um forte trabalho de saúde realizado pelo SINTECT-SP e FINDECT, que resultou no livro idealizado pelo médico do sindicato, Dr. Drummond, que há cerca de cinco anos vem juntando dados concretos, mostrando assim todo o desgaste físico adquirido pelos trabalhadores mediante suas atividades dentro da empresa.

capa_livro_saude_e_trabalho_nos_correios

Desta maneira, debateu-se junto ao parlamentar a construção destes projetos, em conjunto com os dados oferecidos pelo livro. O Deputado se comprometeu em encaminhar esta bandeira de luta no Congresso, juntamente com a parte técnica elaborada, mas frisou a importância da mobilização de toda a categoria para pressionar o governo pela aprovação de mais este direito tão aguardado.

Após a criação das PL’s, o SINTECT/SP e a FINDECT iniciaram uma série de ações para divulgar os Projetos de Lei, sendo uma delas a Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, que contou com ampla participação da categoria, que lotou o auditório. Dando assim inicio a luta pela aprovação dos Projetos de Lei que dispõem sobre a Aposentadoria Especial.

A audiência convocada pelo Ex-Deputado Estadual e agora subprefeito da Sé Alcides Amazonas (PCdoB) que apresentou dois Projetos de Lei, sendo um deles para limitar a percorrida dos carteiros a 7 km por dia, com entrega realizada pela manhã, e o outro para que sejam colocadas portas giratórias e seguranças nas agências, também contou com a participação do Deputado Federal Delegado Protógenes (PCdoB), que ressaltou a importância da mobilização de toda a categoria para pressionar o governo pela aprovação dos Projetos de Lei que venham a instituir a Aposentadoria Especial para os Carteiros e os OTT’S.

materia_livro_aposentadoria_plr materia_livro_aposentadoria_plr1

Destacamos entre as diversas ações realizadas pelo SINTECT/SP e FINDECT para divulgar o livro “Saúde e Trabalho nos Correios” e as PLs que dispõem sobre a aposentadoria especial para Carteiros e OTT’S e os Projetos pela Percorrida de 7 Km e Segurança:

• Audiência Pública em Poá para defender a saúde do ecetista e a aprovação das Leis que a garantam;
  • Palestra realizada pelo Dr. Francisco Drumond durante a Posse d@s Delegad@s Sindicais;
  • Palestra realizada pelo Dr. Francisco Drumond  e Dr. Hudson  (Jurídico do SINTECT/SP) durante a Plenária d@s Delegad@s Sindicais;
  • Reuniões regionais pela Saúde e por melhores condições de trabalho para os Ecetistas;
  • Reunião com Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo;
  • Reunião com Secretário de Segurança Pública do Município de São Paulo;

Por fim, o SINTECT/SP informa a todos os trabalhadores que só sairemos vitoriosos na luta pelos projetos de lei, se a categoria lutar em nível nacional e de forma unificada e organizada, pois somente desta forma poderemos alcançar este direito mais do que justo.

Todos os sindicatos, em nível nacional receberam um exemplar do livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, que é um marco histórico no movimento sindical de Correios, sendo ele fruto de sérios estudos realizados de forma responsável, assim dando embasamento para os Projetos que dispõem pela aposentadoria especial para Carteiros e OTT’S. Sendo assim, pedimos a todos os trabalhadores que cobrem de seus sindicatos a realização de Audiências Públicas e ações de mobilização quanto a esta questão tão importante e justa para categoria Ecetista.