Congresso internacional discute terceirização e desafios da América Latina

Notícia publicada dia 07/08/2015 16:27

Tamanho da fonte:

Realiza-se em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de agosto, o III Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde. O encontro promove um amplo debate sobre a atual conjuntura social, econômica e política no Brasil e no mundo.

III Congresso Internacional de Ciencias do Trabalho_Meio Ambiente_Direito e SaúdeEntre os seus convidados, estão o embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores (governos Itamar Franco e Lula) e da Defesa (governo Dilma Rousseff), e Miguel Rosseto, atual ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outros representantes, especialistas e estudiosos da área econômica, sindical, ambiental, da saúde e do direito trabalhista.

Na abertura do congresso, o juiz trabalhista argentino Roberto Pompa vai abordar a importância da aplicação das convenções internacionais do trabalho e a sua real efetividade na proteção dos direitos humanos laborais de cada país. Entre os temas que serão debatidos, está a regulamentação da terceirização e as estratégias sindicais para melhorar as condições de trabalho.

Desta mesa, encabeçada pelo ministro Miguel Rosseto, participam lideranças das centrais sindicais, como o vice-presidente da CTB, Joilson Cardoso, e representantes legais, como a desembargadora Magda Biavaschi e o Conselheiro da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Luís Carlos Moro.

Outra mesa vai abordar os desafios na consolidação de um estado social democrático na América Latina, com Celso Amorim e o professor da PUC-SP na área de economia Ladislau Dowbor. Assuntos fundamentais do debate contemporâneo irão compor outras mesas: a degradação ambiental, a produção de alimentos, a mobilização social, os efeitos perversos do mercado financeiro e a subversão dos princípios da administração pública com o pretexto de que “há mais eficiência” na gestão privada.

Outros palestrantes presentes no debate são o professor da Unicamp Marcio Pochmann, a professora da UnB Gabriela Delgado, o juiz Jorge Souto Maior e o membro da coordenação nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos.

Organizado pela Fundacentro, pela Associacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o congresso é aberto a todos os interessados e acontece no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

As inscrições são gratuitas.

Clique aqui e confira a programação completa e o endereço para inscrições

Fonte: Portal CTB

SINTECT/SP – GESTÃO COM RESPONSABILIDADE SE ALCANÇA + CONQUISTAS
-2015/2019-
Compartilhe agora com seus amigos