SINTECT-SP está na luta em defesa da SABESP, contra a privatização

Notícia publicada dia 30/08/2023 15:24

Os trabalhadores dos Correios derrotaram os ataques privatistas do governo anterior e impediram a aprovação do projeto de lei que permitia a venda da ECT.

Agora aderem à luta contra a privatização da Sabesp, tocada pelo governador de São Paulo, adepto do governo que tentou privatizar os Correios, com a experiência que acumularam e com a certeza da importância de impedir a privatização dessa empresa fundamental para a cidade e toda sua população.

Defender a Sabesp contra a ânsia neoliberal privatista do governador do estado, o bolsonarista Tarcisio, é defender os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp e a população que depende dos serviços prestados pela empresa.

Por isso o SINTECT-SP está nessa luta e chama o apoio de todos os trabalhadores dos Correios. Essa privatização é criminosa. A Sabesp é uma empresa lucrativa, eficiente e de referência internacional, um patrimônio do povo paulista, não do governo de plantão.

A Sabesp é uma empresa essencial para a população. Tem 100% de índice de abastecimento de água nos 375 municípios atendidos. A coleta de esgoto alcança 90% desse montante e 77% do esgoto coletado é tratado. Esses números mostram a eficiência e a importância da Sabesp para a população de São Paulo.

Privatizar significa entregar o controle da empresa ao setor privado. Isso resultará na perda da política tarifária e de investimentos. Tudo será determinado por esse ente privado, que irá colocar em primeiro lugar o lucro e levará a auemnto de tarifas e piora dos serviços.

O governador Tarcísio tem pressa para desmontar a Sabesp. Para isso contratou uma empresa para fazer o estudo para definir um modelo de privatização.

No dia 5 de setembro haverá o lançamento do Plebiscito Contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. O objetivo é captar o sentimento da população, que, de acordo com o Datafolha, é contra a privatização. Pesquisa realizada neste ano pelo instituto demonstrou que 53% dos paulistas são contra a privatização da Sabesp.

Entre nessa luta junto com o seu Sindicato! Não à privatização da Sabesp, da água e do esgoto de São Paulo! Não ao desabastecimento da população e ao aumento de preços!