Convocação: Gestão Bolsonarista impede o trabalhador de celebrar sua fé e o dia das Crianças

Notícia publicada dia 11/10/2021 19:00

Com convocação forçada e ilegal no feriado religioso de 12 de outubro, Gerências da ECT intimidam e roubam, além do tempo de vida, a fé, os sonhos, a esperança e o direito do ecetista de celebrar suas crenças e de conviver com seus filhos no dia das crianças!

A convocação para o pessoal trabalhar na terça-feira, 12 de outubro, feriado do dia das crianças e da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a mãezinha como muitos devotos a tratam carinhosamente, veio carregada de desrespeito, desumanidade, prepotência, autoritarismo e ilegalidade por parte da gestão da empresa.

Nela estava estampado: “lembrando que o não cumprimento da convocação ocasionará a instauração de processo administrativo para apuração. Conforme descrito no MANPES, capítulo 9, módulo (sic) 2. anexo 8.1.1.”
Para os Pilatos da direção da empresa, essa citação do MANPES como se fossem versículos bíblicos coloca esse mandamento da direção da ECT acima dos artigos da Constituição Federal e da CLT.

A mesma convocação dizia que o trabalhador “só pode ser convocado por absoluta necessidade de serviço, devidamente comprovada.” Mas vem sendo feita indiscriminadamente pela direção da ECT!

Vidas roubadas

Mesmo que tivesse, nada justificaria a ameaça explícita de processo administrativo e punição. Principalmente num feriado religioso, em que o trabalhador deve ter respeitado seu direito de celebrar sua fé, renovar sua esperança, se fortalecer em sua crença religiosa.

É uma questão de humanidade. Assim como o direito de qualquer um que trabalha todo dia até a exaustão, ter horas ao lado de seus filhos pelo menos no dia das crianças.

Mas para os gestores carrascos dessa direção regional da ECT, nada disso tem valor.

Convocam à revelia da legislação trabalhista, tratando todos os dias da semana como se fossem dias comuns e os domingos e feriados como se fossem eternas segundas-feiras. E muitas vezes não querem respeitar o direito do trabalhador de trocar o dia trabalhado por duas folgas.

O trabalhador é extremamente prejudicado

Perde sua saúde e corre maior risco de se acidentar, por não ter direito de descansar e repor as energias físicas e mentais. Entrega todo seu tempo de vida ao trabalho mal remunerado e opressor, sem que sobre espaço em sua vida para o lazer, o estudo, o convívio familiar e social. É um tremendo absurdo!

Esse desrespeito criminoso e nocivo precisa acabar. O Sindicato acionou a Justiça e chama todos os trabalhadores a guardarem toda a documentação que tiverem, como a convocação, papeletas, punições e o que mais for, para juntar nas petições.

O SINTECT-SP alerta que a GEDIS, GERAEs e Gestores irão responder na justiça pelo assédio criminoso contra os trabalhadores e que receberão notificações judiciais por essa e outras irregularidades praticadas.