ECT adota medidas imediatas para solucionar problemas de limpeza após ameaça de greve sanitária

Notícia publicada dia 16/12/2023 13:38

Contratação imediata de auxiliares de limpeza e aquisição de materiais são anunciadas pela ECT em resposta à ameaça de greve sanitária. Sindicato também denunciou falta de limpeza às autoridades. Medidas incluem penalidades à empresa terceirizada contratada FUSION.

No último dia 15 de dezembro, o secretário-geral do SINTECT-SP, Ricardo Adriane(Negopeixe), e o diretor Manoel Feitosa participaram de uma reunião crucial com os representantes da ECT, Paulo Penha (Cosup) e Salomão Pereira (Sgreo). A convocação para o encontro partiu do presidente do Sindicato, Elias Diviza, visando abordar a grave situação de falta de limpeza nas unidades de trabalho. A escassez de trabalhadores da limpeza e a ausência de materiais comprometeram as condições de trabalho.

Diante disso, o Sindicato enviou um ofício à Superintendência da ECT, ressaltando a urgência na resolução da situação insustentável. Elias Diviza alertou para a possibilidade de convocar uma greve sanitária, destacando a necessidade de ação imediata.

Em resposta, os representantes da empresa anunciaram medidas imediatas para resolver o problema. A partir de 14/12/2023, as unidades afetadas pela inexecução do contrato com a FUSION receberão auxiliares de limpeza de uma contratação emergencial junto a outra prestadora de serviços, enquanto a contratação regular é estabelecida. Simultaneamente, foram adquiridos produtos de limpeza e higiene pessoal para garantir o bem-estar dos trabalhadores nessas unidades.

Essas ações terão prazo até o dia 27, conforme informado pelos representantes da empresa. Após essa data, está prevista a contratação de uma empresa terceirizada para garantir a continuidade desse serviço essencial.

Esse resultado só foi possível devido a pressão do SINTECT-SP junto à ECT para atender às demandas dos trabalhadores e solucionar um problema que afetava diretamente as condições laborais. A ameaça de greve sanitária serviu como alerta, levando a empresa a adotar medidas extraordinárias para garantir a limpeza e a higiene nos locais de trabalho.

O Sindicato permanece vigilante e acompanhará de perto o cumprimento dessas medidas, garantindo que as condições de trabalho adequadas sejam efetivamente restabelecidas. Durante todo esse processo, em que os trabalhadores enfrentavam problemas na limpeza dos setores, o sindicato realizou denúncias na Vigilância Sanitária e também na Secretaria de Vigilância e Saúde, evidenciando o descaso com a falta de limpeza nas unidades.

Além disso, informa-se que medidas administrativas de aplicação de penalidades e multas previstas em contrato junto à Contratada FUSION estão sendo executadas, e, se necessário, medidas judiciais também poderão vir a ser adotadas. O Sindicato reitera sua atenção ao cumprimento das demandas por parte dos Correios e ressalta que, caso a empresa não se comprometa, os trabalhadores estarão dispostos a paralisar as atividades, reforçando a importância de ambientes de trabalho seguros e adequados para todos os trabalhadores.

SEI Regularização do Serviço de Limpeza Caso Fusion