SINTECT-SP e FINDECT fortalecem luta contra sexismo e injustiças às mulheres nos Correios

Notícia publicada dia 24/02/2024 10:45

No último dia 22 de fevereiro, o SINTECT-SP participou da primeira reunião promovida pela Superintendência dos Correios do interior, em Bauru, com o objetivo de discutir a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento ao sexismo. A secretária das mulheres, Michele Souza, representou a diretoria do sindicato nesse encontro histórico, destacando o compromisso da entidade com essa importante pauta.

A reunião contou com representantes de diversas localidades, incluindo Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, São Paulo e Bauru. Notavelmente, o encontro foi exclusivo para mulheres, ressaltando a relevância de abordar questões específicas que afetam as trabalhadoras nos Correios.

Essa iniciativa faz parte do 1° Fórum de Enfrentamento ao Sexismo da SPI (Superintendência de São Paulo Interior), promovido pela CONSUP Cibele, que respondeu aos questionamentos iniciais das representantes das trabalhadoras. Michele Souza avaliou positivamente a reunião, destacando que outras serão realizadas e apresentará propostas para garantir que as mulheres tenham liberdade e garantia de seus direitos dentro dos Correios.

Durante o fórum, as representantes das trabalhadoras expressaram suas preocupações e dificuldades enfrentadas dentro da empresa. A CONSUP Cibele se comprometeu a considerar e encaminhar efetivamente as sugestões apresentadas. Apesar de reconhecer que as mudanças podem não ocorrer rapidamente, a CONSUP está comprometida a buscar melhorias para as mulheres nos Correios em SPI.

Entre as demandas discutidas, destaca-se a necessidade de ações para promover equidade de gênero, especialmente no acesso a vagas motorizadas, onde o número de mulheres é significativamente baixo. Além disso, foi enfatizada a importância de oportunidades de capacitação e expansão de currículos para as trabalhadoras, com o incentivo da empresa por meio de portarias de substituição em funções motorizadas e supervisão.

O debate foi longo e produtivo, e agora aguarda-se os resultados dessas discussões para que sejam implementadas ações efetivas em prol das trabalhadoras dos Correios.

Ata 1ª Reunião Promoção da Equidade de Gênero e Enfrentamento ao Sexismo – 22/02/2024