Cresce o número de assaltos a carteiros na Zona Leste

Notícia publicada dia 21/06/2012 18:24

Com o aumento das vendas via internet e falta de estrutura de segurança, eleva-se a quantidade de roubos aos funcionários dos Correios

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vêm sendo vitimados por constantes assaltos. “Em um mês chega a ocorrer mais de 40 na região da zona leste que abrange a faixa de CEP 08”, afirma um supervisor de operações de setor de trabalho da Zona Leste de São Paulo. Segundo ele, um dos bairros mais perigosos para se trabalhar é o da Cidade Tiradentes, onde a incidência de roubo ao Sedex é maior. Regiões como Itaim Paulista, São Miguel, Guaianazes, Itaquera e Ermelino Matarazzo também sofrem do mesmo mal. Em alguns casos os assaltantes roubam a carga, ameaçam com revólver e sequestram o carteiro até descarregarem todo o produto do roubo. O prejuízo para os Correios é sanado com o seguro, que é pago por cada encomenda roubada. Já para os funcionários o problema não é simples de resolver. Psicologicamente abalados muitos não conseguem manter um convívio social e familiar em equilíbrio. É o caso de um carteiro motorizado, dentre muitos outros, que já sofreu 13 assaltos, o qual faz o seguinte desabafo: “Não tive nenhum respaldo, principalmente do setor de segurança do trabalho, nem apoio psicológico”, relata o trabalhador, que se queixa também do tratamento que teve na delegacia onde foi fazer o boletim de ocorrência: “Lá o tratamento é o pior possível”, conclui.

Segundo o Delegado do 67° Distrito Policial, localizado no Jardim Robru, Dr. Antônio Fernando Paparella, os clientes e carteiros que tiverem seus documentos ou encomendas extraviados podem registrar Boletim de Ocorrência na delegacia ou no site da Polícia Civil “É imprescindível o registro dessas ocorrências, principalmente quando se trata de documentos, pois esse procedimento pode evitar eventuais problemas futuros”, explica.

Os transtornos ocasionados aos clientes são diversos. Uma cliente dos Correios conta que comprou algo para dar de presente de Natal, mas só recebeu no final de janeiro, “Eu ligava pra cancelar a compra e me diziam que o produto tinha sido roubado e que já estariam postando outro. Tive que esperar muito tempo pra poder dar o presente”, menciona.

Muitos motivos podem explicar o aumento de crimes desse tipo. O grande aumento de vendas via internet e a total falta de estrutura da ECT para fazer entregas de objeto de valor  contribuem diretamente para um crescimento voraz de assaltos à carteiros. Durante muito tempo pesquisas apontavam os Correios como a instituição mais confiável perante a sociedade, ficando muitas vezes na frente da família e do corpo de bombeiros. Os assaltos aos carteiros e as constantes reclamações de clientes estão mudando esta imagem.