Em defesa da Sabesp pública: uma empresa essencial para a população de São Paulo

Notícia publicada dia 15/05/2023 15:35

Caros Trabalhadores e Trabalhadoras da Sabesp,

Nós, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, estamos com vocês na luta contra a privatização. Acreditamos que a privatização pode prejudicar não apenas os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp, mas também a população que depende dos serviços prestados pela empresa.

A Sabesp é uma empresa lucrativa, eficiente e de referência internacional. Sua privatização, proposta pelo atual governador de São Paulo, preocupa. A Sabesp é um patrimônio do povo paulista, não do governo de plantão.

Assim, como os Correios, a Sabesp é uma empresa essencial para a população. Sua privatização pode resultar em aumento das tarifas e diminuição da qualidade dos serviços. No mundo, o que se vê é a reestatização de serviços essenciais, pois é reconhecido o papel fundamental dessas empresas para o bem-estar da população.

Nós, ecetistas, somos contra a privatização das empresas públicas e essenciais. Acreditamos que essas empresas desempenham um papel fundamental na sociedade e devem ser mantidas sob controle público para garantir que seus serviços sejam acessíveis e de qualidade.

A Sabesp tem 100% de índice de abastecimento de água nos 375 municípios atendidos. A coleta de esgoto alcança 90% desse montante e 77% do esgoto coletado é tratado. Esses números mostram a eficiência e a importância da Sabesp para a população de São Paulo.

A luta contra a privatização é uma luta por direitos e por um serviço público de qualidade. Estamos juntos nessa batalha e oferecemos nosso apoio e solidariedade. Nós, do Sindicato dos Correios, estaremos na luta com vocês.

Confira abaixo como foi a participação do SINTECT-SP representado pelo secretario geral Ricardo Adriane Negopeixe na plenária contra a privatização da Sabesp no último dia (10) no sindicato dos engenheiro: