SINTECT-SP cobra medidas contra a dengue nos Correios ao Ministério da Saúde

Notícia publicada dia 23/04/2024 17:00

O alto índice de adoecimento por dengue dos trabalhadores da categoria, inclusive com mortes, e falta de ações da direção da empresa levaram o Sindicato a cobrar providências diretamente o Ministério da Saúde!

A Diretoria do SINTECT-SP envio ofício ao Ministério da Saúde solicitando ações efetivas para combater os casos de dengue no âmbito dos Correios em São Paulo.

Entre os pedidos está a análise e a proposição de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e à doença pela Vigilância Sanitária, como a nebulização com inseticida em todas as unidades nos Correios.

E também a priorização na vacinação contra a dengue para os trabalhadores dos Correios, incluindo-os nos grupos prioritários das campanhas de vacinação.

Essas medidas são mais que justificáveis.

Muitas unidades dos Correios estão em situação precária de manutenção e conservação, com mato no entorno, falta de ventilação, instalações hidráulicas e sanitárias danificadas, além do acúmulo de encomendas e de móveis e utensílios danificados. Tudo isso facilita a proliferação do mosquito.

Outro fator está no movimento constante dos trabalhadores dos Correios pelas ruas das cidades, em visita a diversos locais e em contato com muitas e diferentes pessoas, o que aumenta o risco de exposição ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Diretoria do Sindicato lamenta muito que o país tenha chegado a essa situação de surto de dengue em vários estados. Mas está convencido de que é urgente o estabelecimento de parcerias entre o Ministério da Saúde e os Correios para a realização de ações conjuntas de prevenção e combate à dengue.

Não é possível que o governo e a direção da ECT assistam ao aumento do número de casos e de mortes na categoria e nada façam para proteger uma categoria que presta serviços essências para a população!