Dia da Imprensa: a comunicação sindical na mobilização e defesa dos trabalhadores

Notícia publicada dia 01/06/2023 10:17

No dia 1º de junho, celebramos a imprensa na sociedade e na luta sindical, que se adapta às inovações tecnológicas.

A imprensa sindical é um pilar da democracia, pois informa, denuncia, transforma e conscientiza os trabalhadores. No Brasil, o Dia da Imprensa homenageia o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa em 1808.

A liberdade de imprensa é um direito fundamental que deve ser respeitado e garantido. Mas muitas vezes ela é violada ou censurada por grupos que tentam manipular ou silenciar a opinião pública.

A comunicação sindical também usa as ferramentas de marketing e publicidade para a luta pelos direitos dos trabalhadores e das entidades sindicais. Ela conecta as entidades com os trabalhadores e gera mais engajamento nas lutas da categoria. Ela produz conteúdos que tenham relevância e valor para os trabalhadores.

Além de conscientizar o trabalhador e disputar a hegemonia na sociedade, mostrando a importância da organização e da mobilização coletiva.

A comunicação da FINDECT tem se adaptado às inovações tecnológicas e utilizado os meios de comunicação para ampliar sua mensagem. Ela usa as redes sociais para dialogar com os trabalhadores, divulgar as campanhas e as ações da federação e sindicatos, e estimular a participação e o feedback da categoria.

Neste Dia da Imprensa, reconhecemos a comunicação sindical na mobilização e defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade. A comunicação sindical é uma ferramenta de luta que deve ser valorizada e aprimorada pelo movimento sindical.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) e seus sindicatos filiados (SINTECT-SP, SINTECT-RJ, SINDECTEB, SINTECT-TO e SINTECT-MA) investem na comunicação sindical para fortalecer a categoria e os Correios. Eles produzem materiais, vídeos, redes sociais, campanhas e ações para informar, mobilizar e conscientizar os trabalhadores. Eles também denunciam as tentativas de projetos de privatização, precarização das condições de trabalho e retirada de direitos.

FINDECT lança campanha permanente de reconstrução e fortalecimento dos Correios

No último dia 19/05, os representantes da FINDECT entendendo a necessidade de construir uma campanha em defesa e fortalecimento dos Correios, debateu no congresso e fez o lançamento da campanha permanente. Ela terá a missão de apresentar propostas de reconstrução e fortalecimento do serviço postal estatal frente às inovações tecnológicas.

Em breve o nome da campanha e mais detalhes serão divulgados, entretanto, a secretaria de comunicação da FINDECT quer saber a sua opinião, sugestão e conta com seu comentário para poder engajar e fortalecer ainda mais os Correios públicos e de qualidade.

A FINDECT e seus sindicatos filiados parabenizam os profissionais da imprensa que trabalham com ética, responsabilidade e compromisso social. Eles reafirmam seu compromisso com a liberdade de imprensa e a comunicação sindical como instrumentos de mobilização e defesa dos trabalhadores, dos Correios e da sociedade brasileira.

Fonte: FINDECT