FINDECT celebra o 1° Dia dos Povos Indígenas após mudança de nomenclatura da data

Notícia publicada dia 19/04/2023 11:16

Tamanho da fonte:

• Em 2023, as lutas da resistência indígena são colocadas em evidência no primeiro 19 de abril depois da mudança que valoriza a identidade dos diferentes povos indígenas brasileiros e evidencia as conquistas do movimento indígena.

• O dia 19 de abril, criado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, então com o título de “Dia do Índio”, teve seu nome alterado em julho de 2022, a partir da lei 14.402. conhecido como Dia dos Povos Indígenas no Brasil. A mudança fortalece a luta e a resistência dos povos originários brasileiros em busca de seus direitos.

A diretoria da FINDECT ressalta que a alteração na data foi promulgada em julho de 2022, após o Congresso Nacional derrubar o veto integral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto foi apresentado em 2019 pela então deputada federal Joenia Wapichana, hoje presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) — antes chamada de Fundação Nacional do Índio._

“O termo “índio” se tornou pejorativo e não comporta a diversidade cultural de povos, línguas e crenças que a gente tem nesse imenso Brasil. Já o ‘indígena’ é o termo que avalia ser o mais correto e usado dentro do movimento. O dia 19 de abril, dia nacional de luta dos Povos Indígenas, é uma vitória para toda a resistência indígena do Brasil”, avalia Márcio Martins, que tem origem indígena e é Diretor da FINDECT e do SINTECT-MA.

Desmonte e genocídio

O governo anterior promoveu um genocídio dos povos indígenas no Brasil e retrocesso na demarcação de terras, no desmonte de políticas públicas na área da saúde e educação, tudo isso estimulado por Bolsonaro para que garimpeiros, madeireiras e o agronegócio invadissem territórios indígenas sem qualquer preocupação ambiental e respeito aos povos originários.

Pela primeira vez, o Brasil dá visibilidade e valoriza os povos originários, isso só ocorre devido aos avanços em debates raciais e dos indígenas que têm tido prioridade dentro da pauta do governo Lula.

Na manhã de hoje, 19, Lula divulgou mensagem em que ressalta que “A luta dos povos indígenas pela preservação do meio ambiente e nosso planeta é histórica e deve ser valorizada e apoiada. Hoje, no dia dos povos indígenas, reafirmamos o compromisso do nosso governo”.

Fonte: Findect

Compartilhe agora com seus amigos