SINTECT-SP e Findect reforçam a luta contra discriminação racial e celebra o Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas

Notícia publicada dia 21/03/2023 19:31

• A Lei 14.159, que marca o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, foi sancionada no dia 6 de janeiro pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e assinada também pela ministra da Cultura Margareth Menezes da Purificação Costa e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Francisco da Silva (Anielle Franco).

• Dentre as medidas que foram tomadas pelo novo governo na luta contra o racismo recentemente, estão a recriação do Ministério da Igualdade Racial e a Lei 14.532/2023, que tipificou como crime de racismo a injúria racial, aumentando a pena para dois a cinco anos de reclusão.

O SINTECT-SP e a FINDECT, através de suas secretarias de assuntos raciais reforçam a importância da Lei Federal 14.519/23, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que passa a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, juntamente com o Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial.

A luta pela eliminação da discriminação racial e pela promoção da diversidade cultural, valorizando as tradições de raízes de matrizes africanas, promovendo o respeito e a igualdade por todas as pessoas, independentemente de suas origens e características será sempre prioridade da diretoria do SINTECT-SP e da FINDECT.
Também temos como compromisso, atuar na promoção de políticas públicas contra o genocídio negro no país e todos os tipos de opressão aos mais vulneráveis, sempre reforçando a importância da luta diária contra o racismo no Brasil.

“Nossa Federação e Sindicato tem um histórico de combate ao racismo e a intolerância e protagonista na defesa de políticas de inclusão social. Sempre indo às ruas e lutando contra o racismo e suas formas de violência. Vamos lutar, pois só assim construiremos um correio e um país sem desigualdades e racismo”, disse Ricardo Adriane Negopeixe, secretário de assuntos raciais da FINDECT.

Racismo é crime!